Fátima: D. António Marto presente em visita temática

Exposição temporária recebe o Cardeal de Fátima a 1 de julho

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, reflete o tema «’Tota pulchra’: a beleza de Maria» na primeira visita temática à exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima - Vestida de Branco.

A iniciativa tem como objetivo “interpretar algumas peças ou núcleos da exposição a fim de que possam fazer-se ainda mais portadoras de conteúdos aos visitantes que gostem de aprofundar temas da arte mariana”, explica Marco Daniel Duarte, citado pela Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

O Santuário de Fátima tomou já as “medidas de segurança exigidos para os espaços museológicos”, lê-se no comunicado.

D. António Marto vai intervir na Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, por este ser “um espaço suficientemente amplo para permitir os necessários distanciamentos em ordem à segurança dos participantes”.

“As exposições que o Museu do Santuário de Fátima leva a cabo proporcionam toda uma experiência de contemplação e de aprendizagem, que levam os peregrinos e outros visitantes do Santuário de Fátima a compreenderem a história e a memória de Fátima e, não menos importantes, da própria cultura cristã nos tempos em que vivemos”, considera Marco Daniel Duarte.

A exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima - Vestida de Branco, ao longo de sete núcleos, convida a “refletir sobre a relação entre arte e devoção, num diálogo permanente entre arte antiga e arte contemporânea, tradição e inovação”.

Para além desta visita guiada o Santuário prevê a realização de mais  três visitas temáticas: a 5 de agosto, Singularidades das representações da Virgem Maria nas diferentes épocas históricas — a propósito do Núcleo I da Exposição por Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima; a 2 de setembro, Desafios à conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima — a propósito do Núcleo VII da Exposição, por Ana Rita Santos, Coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Santuário de Fátima; a 7 de outubro, A Imagem de Nossa Senhora de Fátima: da criação à difusão de uma nova forma de representar a Virgem Maria — a propósito Núcleo V da Exposição, por Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima.

Educris|20.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades