Lisboa: Cardeal-Patriarca assinala Centenário do nascimento de São João Paulo II

Movimento «Eu Acredito» organiza eucaristia que vai ser transmitida online em várias plataformas

O Cardeal-Patriarca de Lisboa vai presidir, no próximo dia 18 de maio, segunda-feira, às 19h00, a uma Missa que assinala os 100 anos do nascimento de Karol Wojtyla. A celebração será transmitida online pelas páginas Youtube, Facebook e MEO Kanal (210021) do Patriarcado e decorrerá na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

A organização encara a celebração como “um convite a que todos os jovens e famílias rezem em suas casas, estando em comunhão com a Igreja, para agradecer a vida e o ministério do Papa Santo”.

 Os jovens «Eu Acredito» esperam que o centenário seja uma “oportunidade de partilha entre gerações que, unidas em oração e em comunhão com toda a Igreja” e que “inspire cada um a ‘não ter medo de ser santo’, como nos desafiou Wojtyla”, lê-se no comunicado.

Quem é São João Paulo II

Karol Wojtyla nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, uma localidade perto de Cracóvia, na Polónia.

Foi ordenado padre a 1 de novembro de 1946, dia de todos os Santos. Em 1967 foi nomeado para o Colégio dos Cardeais pelo então Papa Paulo VI.

Após a morte do Papa João Paulo I, Karol Wojtyla foi eleito Papa pelo Conclave, a 16 de outubro de 1978.

Com o mais longo pontificado do século XX, o Papa João Paulo II "marcou a Igreja Católica e a história do mundo. O seu espírito alegre e sempre jovem foi exemplo para uma geração que cresceu no pós-guerra e viu no Papa uma forma de viver o dia-a-dia em comunhão com a Igreja".

Ao longo de mais de 26 anos, o Papa visitou 129 países, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos. Aos jovens, o Papa João Paulo II dedicou grande parte da sua atenção, tendo criado as Jornadas Mundiais da Juventude, cuja próxima edição internacional acontece na cidade de Lisboa, em 2023.

O Movimento é o "Eu Acredito"?

O movimento juvenil "Eu Acredito" é um grupo que congrega jovens de várias paróquias, movimentos eclesiais e serviços diocesanos, juntamente com sacerdotes, que forma uma equipa que conta com o apoio e participação dos bispos.

Nasceu em 2010 para receber o papa Bento XVI a Portugal, e pretendeu “mostrar a beleza de uma Igreja jovem, viva e unida".

Três anos depois, os jovens voltaram a reunir-se num gesto de agradecimento ao Papa Bento XVI, na sequência da sua renúncia.

Em 2017, no ano da celebração do Centenário das Aparições em Fátima, "os jovens voltaram a comprometer-se com a Igreja, mostrando que estão com o Papa, e querem levar Nossa Senhora de Fátima ao Mundo".

Este ano, surgiu novamente o apelo a que os jovens se unam ao Papa na celebração do Centenário do nascimento de São João Paulo II, fundador das Jornadas Mundiais da Juventude.

Educris|15.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades