Igreja: Semana de oração pelas Vocações Consagradas num «contexto diferente»

Semana decorre de 26 de abril a 3 de maio num “contexto diferente”

A iniciativa anual da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) realiza-se, este ano num “contexto diferente”, afirma D. António Augusto Azevedo, presidente desta Comissão e bispo de Vila Real, numa nota publicada hoje.

“A Semana de Oração pelas Vocações Consagradas deste ano serávivida num contexto diferente do habitual”.

O prelado sustenta que “o surtopandémico”, que “obrigoua medidas prudenciais, tais como o confinamento caseiro e asuspensão de atividades comunitárias” criou um quadro “queobriga a que esta semana seja perspetivada de um modo diferente emais criativo”.

D. António Augusto Azevedo aconselha os cristãos a “privilegiar a oração pessoal e familiar, sem esquecer a oração sempre constante das comunidades religiosas”, lê-se.

Sobre a iniciativa da CEVM o seu presidente pede que se reze pelas vocações consagradas “num sentido de gratidão”.

“Damos graças a Deus pela vocação como dom da graça divina e por tantas vocações que enriquecem a Igreja, a começar pelas dos sacerdotes e dos consagrados e consagradas”, afirma.

Partindo da mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial das Vocações 2020, intitulada “As palavras da vocação”, a nota reflete sobre quatro palavras-chave, “gratidão, coragem, tribulação e louvor”.

“A nossa realização e a dos nossos projetos de vida não é o resultado matemático do que decidimos dentro do nosso ‘eu’ isolado; pelo contrário, trata-se, antes de mais, da resposta a um chamamento que nos chega do Alto. É o Senhor que nos indica a margem para onde ir”, escreve o prelado.

Na nota o bispo de Vila real saúda, ainda, os que fazem da sua profissão “uma verdadeira vocação”.

“Mas, nestes dias, não podemos deixar de reconhecer edar graças a Deus porque tantas pessoas, assumindo a sua profissãocomo uma verdadeira vocação, se entregam totalmente a cuidar dosoutros, como são os casos dos profissionais de saúde, dos cuidadoresnos lares ou em casa e dos voluntários em várias instituições eprojetos”.

A Igreja Católica vai celebrar 26 de abril a 3 de maio a semana de oração pelas Vocações Consagradas, uma iniciativa anual que em 2020 decorre num contexto inédito, por causa da pandemia de Covid-19.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios publicou, online, um conjunto de subsídios para ajudar na celebração desta semana.

Educris|21.04.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades