Biblia: Evangelhos e Salmos disponíveis Online

Versão online da Tradução da Bíblia, realizada por 34 investigadores, acontece no «Domingo da Palavra de Deus» 

A partir deste Domingo existe um novo lugar para ler, meditar, e compreender melhor a Sagrada Escritura. A Comissão da Tradução da Bíblia, orgão da Conferência Episcopal Portuguesa responsavél pela coordenação dos 34 investigadores que colaboram no projeto, disponibiliza online a versão de consulta dos textos Biblicos já traduzidos: Os Evangelhos e os Salmos.

A ideia passa por "tornar mais acessível a todas as pessoas" os textos sagrados que se encontram, ainda, em fase de "experimentação por todos os que com eles contactam".

"Trata-se apenas de uma tradução ad experimentum. Não por falta de cuidado na sua elaboração, mas exatamente pela razão oposta: devido à especial consideração que, entre todos os livros bíblicos, nos merecem os Quatro Evangelhos e os Salmos. São e sempre foram, sobretudo na Liturgia cristã, os mais lidos, refletidos e rezados", sustenta D. Anacleto Oliveira, Coordenador do projeto.

Apresentada em março de 2019 a primeira publicação apresentou os «Evangelhos e os Salmos» estão já a referid Comissão a proceder à tradução dos restantes textos:

"Queremos que a versão final seja, o mais possível, fruto daquela participação sinodal na vida da Igreja, especialmente preconizada a partir do II Concílio Ecuménico do Vaticano e ultimamente reforçada pelo Papa Francisco", afirma o prelado.

Disponível em conferenciaepiscopal.pt/biblia os«Quatro Evangelhos e os Salmos» incluem "as notas e opções de tradução dos investigadores, convidando os leitores a deixar a sua opinião sobre e contribuindo para a melhorar através do email  criado para o efeito.

Evangelhos e Salmos» a preço reduzido

Nesta primeira celebração do «Domingo da Palavra de Deus» também Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) se associa à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido.

“Queremos que todos possam ter, nas suas mãos, esta Palavra de Deus numa linguagem adequada e que tem vindo a ser traduzida pelos maiores especialistas em sagrada escritura”.

Durante as próximas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferencia Episcopal Portuguesa” de modo a que pela “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortaleçam o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Para todos os interessados na versão em papel o Secretariado Nacional da Educação Cristã, a quem cabe a edição da Sagrada Escritura disponibiliza a sua venda nas livrarias diocesanas ou preenchendo o formulário Online.

Educris|26.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades