Bragança-Miranda: D. Nuno Almeida é o novo bispo da Diocese

Auxiliar de Braga foi hoje nomeado como 45º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda

O Papa Francisco nomeou, hoje, D. Nuno Almeida como o novo bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

A chegada do prelado, até agora bispo auxiliar de Braga, àquela diocese transmontana veio preencher um vazio criado pela saída de D. José Cordeiro para arcebispo de Braga, em dezembro de 2021.

Natural de Sátão, Diocese de Viseu, onde nasceu a 1 de agosto de 1962, Nuno Manuel dos Santos Almeida entrou no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres, e frequentou depois o Seminário Maior de Viseu. Foi ordenado sacerdote em Sátão, no dia 19 de outubro de 1986.

Daí para cá desempenhou diversas missões como pároco. Foi chefe de gabinete de D. António Monteiro e D. António Marto, ambos bispos de Viseu, e professor no Instituto Superior de Teologia de Viseu. Foi membro da Comissão da Pastoral Orgânica no Sínodo Diocesano de Viseu, arcipreste e vigário episcopal da Zona Pastoral de Viseu, e responsável do Secretariado da Coordenação Pastoral, das Missões e da Educação Cristã.

Nomeado bispo auxiliar de Braga, em 2015 tem como lema episcopal “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Na Conferência Episcopal Portuguesa foi vogal da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (2020-2023), tendo sido eleito, a 18 de abril último, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, para o triénio 2023-2026.

Em 2016 defendeu, na Universidade Salesiana de Roma, a sua tese de doutoramento em teologia dogmática com o tema «Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl».

Numa primeira reação ao bispo eleito a diocese de Bragança-Miranda, através do monsenhor Adelino Fernando Paes, Administrador Diocesano, destacou a nomeação como o reavivar “no coração dos fiéis e de todo o povo a esperança de juntos, percorrermos um caminho sinodal de renovação pastoral nas diversas comunidades e ambientes deste belo nordeste transmontano que constitui a Diocese de Bragança-Miranda”.

“A partir de hoje estará bem presente no coração e oração de todos os diocesanos, muito especialmente na celebração eucarística em que passamos a lembrar também e, no momento próprio, o nosso Bispo eleito que, em comunhão com o Papa, nos unirá à Igreja presente em toda a terra”, lê-se no comunicado disponibilizado pelo Secretariado diocesano das Comunicações Sociais.

A tomada de posse está já agendada para 25 de junho, com celebração da eucaristia na catedral de Bragança.

Imagem: Bruno Rodrigues|SDCS - Bragança

Educris|19.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades