Portalegre-Castelo Branco: «Rumo à JMJ 2023, com paragem na Sertã»

Duas centenas de jovens realizaram, na Sertã, o Dia diocesano da Juventude

“Vocação, missão e ecologia» serviram de mote para o Dia Diocesano da Juventude da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que a Sertã acolheu no passado dia 19 de novembro.

“Este foi mais uma etapa de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023, e é um marco no caminho dos jovens para o grande encontro com o Papa Francisco”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

O dia, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações, com o apoio e dinamização do Grupo de Jovens da Paróquia da Sertã ‘Dar+’, teve início na sede dos Escuteiros da Sertã, onde os participantes realizaram um animado acolhimento, que contou com a pintura de um mural, dança e muita música”.

Seguiu-se um momento de oração, com a participação de D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que culminou “no envio dos jovens em missão até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios”.

“Esta ‘espécie de peddypapper’ trouxe à reflexão o tema da vocação. Os jovens foram convidados a refletir sobre o seu papel na sociedade e na Igreja e qual o caminho que Deus os chama a seguir”.

No Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, e “cumprindo o dever de cuidar da ‘Casa Comum’”, os mais novos “plantaram tílias, uma por cada arciprestado da Diocese de Portalegre-Castelo Branco”, e escutaram o padre José António Gonçalves apresentar a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Durante a tarde, e antes da celebração da eucaristia, os participantes do encontro diocesano escutaram o Coro Infantil e Juvenil da Paróquia da Sertã e assinaram o compromisso com a Associação VIDES (Voluntariado Internacional da Educação à Solidariedade) que vai ajudar na organização quer dos DND (Dias nas Dioceses) como ao longo da JMJ.

No final da eucaristia D. Antonino Dias deu a sua bênção a 320 arvores autóctones que “cada paróquia levou, assumindo o compromisso de as plantar e cuidar, como marca de “tornar um mundo um pouco melhor”.

Educris|24.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades