Online: «Filosofia, Religião e Sociedade» é proposta de formação

Iniciativa decorre online no próximo dia 15 de outubro

A Associação de Professores de Filosofia (Apf), em parceria com a  Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) organizam o Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2022, a decorrer online através da plataforma de videoconferência Zoom, no dia 15 de outubro, sob o tema Filosofia, Religião e Sociedade.

“Queremos desafiar à reflexão sobre o ensino de filosofia da religião, tanto nos seus aspetos didáticos como nas dimensões de maior repercussão social”, explicam os organizadores em comunicado.

A organização sustenta que “os problemas globais do nosso tempo como o fundamentalismo podem ser pensados à luz da ausência da atividade interrogadora e de pensamento crítico que caracteriza a filosofia”.

“Numa era em que as religiões, longe de mortas, até ganham uma nova comparência na vida das sociedades, influindo nos modos por que estas se organizam, mesmo politicamente, há uma justificação acrescida para a atenção filosófica à questão da religião, seja nos seus tópicos tradicionais ou outros temas emergentes na relação com a etapa histórica de transições e mudanças que vivemos”.

As inscrições e o programa completo da formação estão disponíveis AQUI

Educris|05.09.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades