CEP/Bíblia: Cartas de São Paulo com nova tradução

Comissa?o da Traduc?a?o da Bi?blia, da Confere?ncia Episcopal Portuguesa (CEP), lanc?ou ontem o texto proviso?rio da traduc?a?o das Cartas Pastorais de Sa?o Paulo a Timo?teo e a Tito

Já está disponível a nova tradução das cartas do apóstolo aos responsa?veis das comunidades eclesiais de E?feso e de Creta. As duas cartas que Paulo dirigiu a Timóteo e a que endereçou a Tito "são designadas por Pastorais, pelo facto de, ao contrário das do restante epistolário paulino remetidas a comunidades determinadas, estas serem destinadas, respetivamente, aos responsáveis das comunidades eclesiais de Éfeso e de Creta", explica a CTB em comunicado.

"Timóteo e Tito tinham a missão de organizar as suas comunidades, investir presbíteros e garantir a fidelidade à doutrina recebida, defendendo-a dos heréticos. As três cartas Pastorais apresentam afinidades a nível da terminologia, do estilo e do género literário, com abundantes recomendações, advertências e disposições normativas em relação à vida das comunidades", desenvolvem.

Para os tradutores as ditas «cartas pastorais» "evidenciam elementos comuns em relação às cartas que a maioria dos autores atribui a Paulo (as chamadas protopaulinas)"mas também diferenças significativas, começando pelo facto de o apóstolo não intervir diretamente na comunidade, mas por meio dos seus responsáveis".

"Essas diferenças fazem-se notar, ainda, na língua e no estilo, na presença de novos temas teológicos, na ausência de outros temas importantes para o apóstolo, e na apresentação de uma realidade eclesial muito mais organizada do que a refletida nas protopaulinas", completam.

Ao colocar online a tradução provisória destas Cartas, a Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia da CEP convida a comunidade a envolver-se no processo de tradução e revisão dos textos bíblicos e dispõe-se a acolher o contributo dos leitores, em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto.

A tradução provisória deste livro está disponível para download no site da Conferência Episcopal Portuguesa. As achegas e comentários devem ser enviados através do endereço eletrónico [email protected]

 

 

Educris|02.09.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades