Congresso Eucarístico Internacional: «Como ganhar ou conquistar um católico»

Todos os dias o padre Pedro Manuel, da Diocese do Algarve apresenta, aos leitores do site da Educação Cristã (EDUCRIS), um resumo dos trabalhos do Congresso eucarístico Internacional que decorre em Budapeste

 

Barbara Heill falou hoje ao Congresso Eucarístico Internacional como “católica com sotaque protestante”. O título deste texto era o mote da sua missão protestante: “conquistar católicos”. Antiga missionária protestante e fundadora de várias comunidades pentecostais pelo mundo, descobriu que Deus pode mudar radicalmente a sua vida porque Jesus está lá… escolhe-nos, precede-nos “e tira da escuridão aqueles que O percebem e ouvem no Evangelho”.

Um vida dura, desde a infância, uma adolescência ferida onde nada funcionava, fê-la perceber que desde sempre teve “um Homem que a acompanhava no céu”. Esse homem tinha-lhe sido apresentado no dia do seu baptismo, em criança mas ela desconhecia tal episódio visto ter sido uma insistência da sua bisavó sem grande entusiasmo da sua família. Sem saber que era baptizada na Igreja católica, durante toda a sua vida O buscou, e foi numa busca curiosa de discernimento que O viu numa procissão eucarística onde acidentalmente as “deincidências” da vida a tinham levado.

Como a própria disse, “foi uma graça admirável” que a fez discernir a presença do Espírito Santo e a levava a buscar um sentido catequético novo para si. Muitas vezes perguntou a Jesus: - “o que me estás a fazer?”

A descoberta do Catecismo da Igreja Católica, do valor sacramental da reconciliação e o sinal dado por Maria por meio da sua mãe (que a tinha abandonado na dureza da adolescência que experimentava com o pai) entretanto novamente junto de si, fizeram-na concluir pela possibilidade da comunhão que “também ela estava viva” porque foi um Jesus Vivo que veio ao seu encontro e a transformou.

As escrituras foram o alimento deste grande amor que Jesus sempre por ela manifestou, e constituem o fogo que faz arder o seu coração numa busca que apesar de difícil resultou num autêntico milagre.

Este testemunho coroou o “dia da Paz” em Budapeste. Depois de termos ouvido de manhã o Cardeal Gérad Lacroix dizer-nos que “a paz salva do abismo porque é consolo que nos é dado pela presença viva de Jesus”, fomos impelidos pelo Patriarca Católico Caldeu, Cardeal Sako, “a rezar para que o cristianismo não desapareça do Médio Oriente porque a espiritualidade oriental convida a uma comunhão profunda com Jesus, verdadeira luz que pela igreja ilumina quem está às escuras num contexto social e político onde o testemunho da Fé chega ao martírio”. Já na homilia da missa, o arcebispo de Cebú, D. José Palma, nos alertava que a paz não é sobre não ter dor ou sofrimento, mas sobre o sentido a dar a tudo isso”. Diante destes apelos, voltamos sempre à Fonte, a Jesus, até porque “todas as nossas fontes estão em Ti” (Sl 87, 7).

Padre Pedro Manuel, delegado da Diocese do Algarve ao CEI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades