Algarve: Diocese promove «Curso Básico de Teologia»

Iniciativa tem início a 18 de outubro e destina-se a "agentes de pastoral" da diocese do Algarve

A Diocese do Algarve organiza, através do através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA),  uma nova edição do «Curso Básico de Teologia», que se realiza até 2024.

Em formato b-learning, com seis sessões presenciais e as restantes online, a formação "destina-se à Igreja do Algarve, mas não se impossibilita a participação de outros interessados”, explica o padre Mário de Sousa, diretor do CEFLA.

Entre os destinatários do Curso Básico de Teologia vão estar "os possíveis candidatos ao diaconado permanente e os animadores de comunidades”. 

“Os candidatos ao diaconado permanente terão, concomitantemente, um percurso de discernimento vocacional, que será feito em conjunto e em casal (acompanhado também pelos filhos)”, acrescenta o sacerdote, ao jornal «Folha do Domingo».

Composto por 18 disciplinas semestrais de frequência online, a formação conta com 14 docentes procedentes do Algarve, de Beja e de Évora. As seis formações presenciais, que decorrem entre 2022 e 2023, vão “para permitir também o encontro físico entre os participantes”, e têm cinco docentes.

Os interessados devem inscrever-se até ao próximo dia 24 de setembro nos Serviços Diocesanos de Pastoral.

De acordo com o «Folha do Domingo» a última edição do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral, realizada entre 2015 e 2018, destinou-se também a professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), catequistas, orientadores de grupos da ‘Lectio Divina’, animadores de grupos de jovens, dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, ministros extraordinários da comunhão, orientadores da celebração dominical na ausência de ministro ordenado, acólitos e leitores.

Educris|10.06.2021

Imagem: Scott Graham

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades