Covid-19: Santuário de Fátima recorda 365 dias de confinamento (C\vídeo)

Vídeo faz memória dos 365 dias que privaram muitos de peregrinar à Cova da Iria

A 14 de março de 2020 o Santuário de Fátima colocava em prática um confinamento inédito na sua história quase centenária, devido à situação pandémica do novo coronavírus. Um ano depois, o Santuário de Fátima recorda, em vídeo, este ano difícil de privação.

"A decisão de suspender todas as celebrações litúrgicas com a presença física de peregrinos foi anunciada logo após as celebrações da Peregrinação de 13 de março, em conformidade com as orientações que emanavam da Conferência Episcopal Portuguesa. O novo vírus exigia a difícil decisão, que priorizava a proteção dos peregrinos e dos colaboradores do próprio Santuário", recorda um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A partir desse dia o Santuário Mariano passou a transmitir, online, a Missa e a recitação do Rosário através dos seus canais digitais, num "esforço de mitigar o isolamento do confinamento, levando às pessoas o conforto do colo materno que encontram na Cova da Iria”.

Nestes 365 dias de Covid-19 as celebrações litúrgicas no recinto realizaram-se, na sua grande maioria, "sem a presença física de peregrinos, a exemplo do que aconteceu com a "difícil e interpeladora" Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de maio.

"Este ano duro e atípico teve um impacto real no dia-a-dia do Santuário, mas sobretudo na vida de milhões de pessoas que se viram impossibilitadas de cumprir a sua peregrinação à Cova da Iria, assumindo esta privação num ato de amor ao próximo, protegendo-se a si e às suas famílias", lê-se na nota.

O Santuário reafirma que "a mensagem de Fátima e as vidas dos santos Francisco e Jacinta Marto" convidam "a esperar e confiar em Deus, a viver na atenção aos outros e a ser parte da solução".

Educris|14.03.2021

Imagem: Santuário de Fátima

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades