Ecumenismo: «Peregrinação de Confiança» realiza-se online

Encontro europeu de jovens adapta-se à pandemia Covid-19

 

Turim, em Itália, deveria receber, de 27 de dezembro a 1 de janeiro de 2021, uma nova etapa da «Peregrinação de Confiança sobre a Terra». Os efeitos da pandemia covid-19, que se fazem sentir em toda a Europa, levaram a comunidade ecuménica a realizar o programa previsto em formato online.

«Manter a esperança em tempo propício e fora dele» é o tema para o 43º Encontro Europeu de Taizé que apresenta uma etapa excecional da Peregrinação de Confiança na Terra e que vai permitir a participação de jovens de todo o mundo.

"A comunidade de Taizé convida, no final de 2020, entre os 18 e os 30 anos, a um modo excecional de realizar a Peregrinação de Confiança a partir de Taizé com vários momentos de orações comunitárias, ateliês, meditações bíblicas e uma vigília de oração pela paz na noite de 31 de dezembro”, informa em comunicado a organização.

Os irmãos de Taizé convidam a que os jovens "se reúnam localmente" procurando "um local para passar os cinco dias juntos”, a reunir-se “durante o dia ficando em casa” ou a encontrar-se “apenas por um dia”.

A 28 de dezembro, pelas 18h45 (menos uma hora em Portugal continental), inicia-se o encontro com a oração da noite em direto da Igreja da Reconciliação em Taizé. Vários temas e meditações diárias animam os dias a partir "dos contributos recebidos pelos jovens de todo o mundo".

A «Peregrinação de Confiança através da Terra» é promovida pela comunidade ecuménica de Taizé, uma pequena aldeia na borgonha - França, há 40 anos e leva jovens a passarem o ano numa cidade europeia com orações nas paróquias da cidade de acolhimento, reflexão em temas e a «festa dos povos» na passagem de ano.

A 21 de dezembro a comunidade de Taizé publica a mensagem do prior da comunidade, irmão Alois.

Os interessados podem inscrever-se num link criado pela comunidade paa o efeito e disponível AQUI

Educris|17.12.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades