Bragança: Campanhas ajudam estudantes, famílias, reclusos e emigrantes

Campanhas Solidárias da Diocese querem ajudar a suprir necessidades nas comunidades do nordeste transmontano

As instituições sociais da Igreja e os agentes pastorais da Diocese de Bragança-Miranda, desenvolvem, nesta altura de Advento, um conjunto de campanhas de solidariedade para ajudar “estudantes, famílias, reclusos e os emigrantes” que foram afetados pela pandemia COVID-19.

Em Bragança os docentes e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem até 18 de dezembro a campanha «Natal de Proximidade».

A iniciativa recolhe alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupa e calçado, e “visa educar para a solidariedade e a partilha”, sustenta o professor Jorge Novo, que chama a atenção para “os muitos de ajuda que têm chegado”.

Os bens (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, milho, cogumelos, leite, azeite, óleo, farinha, salsichas, cereais, bolachas, gel de banho, shampoo, calçado e roupa” devem ser entregues nas caixas que se encontram devidamente identificadas e seguras (de acordo com as normas de segurança da DGS) na sala de convívio dos alunos.

O «Natal de Proximidade» pretende “apoiar 10 alunos, e respetivas famílias, do escalão A”, revela.

Na catedral de Bragança a reitoria e a equipa pastoral criaram a campanha «Natal está no teu coração» que convida dos “cristãos a doar bens alimentares não perecíveis à comunidade emigrante” marcada fortemente pela pandemia.

«Natal na Prisão» é o desafio do Serviço da Pastoral Penitenciária e pela Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda e pretende levar “meias e sabão” aos reclusos dos estabelecimentos prisionais da região transmontana.

“Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade” é o lema da iniciativa que quer “ajudar no combate à propagação do novo coronavírus” através de produtos de higiene entregues “aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda”, explica Rui Magalhães, diretor Serviço da Pastoral Penitenciária de Bragança Miranda.

“Mais do que entregar um presente de Natal, esta campanha tem como objetivos levar a boa nova do nascimento de Jesus Cristo aos estabelecimentos prisionais do distrito de Bragança, sensibilizar a comunidade para a temática prisional, assim como sensibilizar o próprio recluso que ‘lá fora’ as pessoas acreditam na sua recuperação”, revela.

Ainda por Bragança a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões, na Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires realizam, de 13 a 20 de dezembro, a campanha «Natal Solidário».

“Trata-se de uma ação que desafia os fiéis das paróquias de Alfândega da Fé, Cabreira, Castelo, Cerejais, Eucísia, Ferradosa, Gouveia, Picões, Sendim da Serra e Valverde, a doar, no final das eucaristias, produtos alimentares e bens como vestuário e roupa de cama às duas Instituições Particulares de Solidariedade Social”, informa o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões prestam apoio diário a cerca de uma centena de pessoas, através das respostas sociais de lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

Educris|08.12.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades