JMJ Lisboa 2023: Comitiva com jovens portugueses recebe símbolos das mãos do Papa

Francisco preside a eucaristia neste Domingo de Cristo Rei, no Vaticano

Uma dezena de jovens de Portugal vai estar no Vaticano, este domingo, Solenidade de Cristo Rei, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Adiada do tradicional Domingo de Ramos para esta data, em virtude da situação pandémica que se faz sentir na europa, o gesto simbólico, de “passagem dos símbolos da JMJ”, vai ocorrer no final da eucaristia presidida pelo Papa Francisco, informa o portal de notícias do Vaticano.

De Portugal segue D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, com uma comitiva de jovens “de diversas dioceses nacionais e alguns elementos da organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” que se vão juntar a uma representação de jovens do Panamá, revela a organização portuguesa da JMJ Lisboa 2023.

O grupo que vai receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estará, este sábado, dia 21, num encontro com o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, na Igreja de Santo António dos Portugueses, ao qual se seguirá a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.

No domingo, a delegação portuguesa irá participar na Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, durante a qual jovens de Portugal vão receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

A celebração de Domingo tem transmissão online, nos canais do Vaticano, e vai decorrer “em conformidade com as atuais normas de segurança sanitária”, refere o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé).

A partir de quarta-feira, responsáveis da Pastoral Juvenil das várias conferências episcopais e movimentos internacionais participam num encontro internacional online, promovido pelo referido organismo da Santa Sé, sobre o tema ‘Do Panamá a Lisboa – chamados à sinodalidade missionária’.

Educris|17.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades