Vaticano: 124 pontos para uma «conversão missionária das paróquias»

Nova instrução foi hoje apresentada em Roma e clarifica procedimentos de índole canónico-pastoral

A Congregação para o Clero divulgou hoje a Instrução "A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja", promulgada em 29 de junho passado.

O novo documento apresenta “o tema da pastoral das comunidades paroquiais, dos vários ministérios clericais e leigos, em sinal de maior corresponsabilidade de todos os batizados”, afirma a sala de imprensa do Vaticano em comunicado.

O texto lembra que “na Igreja há espaço para todos e todos podem encontrar o seu lugar” na única família de Deus, respeitando a vocação de cada um”, sinaliza a nota.

O Dicastério para o Clero justificou o aparecimento do documento pela “necessidade de desenvolver uma ferramenta canónico-pastoral relacionada aos vários projetos de reforma das comunidades paroquiais e à reestruturação diocesana, já em andamento ou em planeamento”.

O documento pretende colocar-se ao “serviço de algumas escolhas pastorais, já iniciadas há algum tempo pelos pastores e ‘experimentadas’ pelo Povo de Deus, para contribuir com a sua avaliação e medir o direito particular com o universal”.

A nova instrução destaca o papel do pároco como "pastor adequado" da comunidade, num serviço pastoral ligado “à presença nas comunidades de diáconos, consagrados e leigos, chamados a participar ativamente, na vocação e ministério da missão evangelizadora da Igreja”.

O texto recomenda, ainda, a criação de um Conselho Pastoral Paroquial, com o objetivo de “pesquisar e estudar propostas práticas em ordem às iniciativas pastorais e caritativas que dizem respeito à paróquia, em sintonia com o caminho da diocese”.

Educris|20.07.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades