Ângelus: O encontro com Jesus incute um novo estilo»

Antes da recitação da oração mariana do Ângelus o Papa recordou o «encontro dos magos com o Menino Jesus» e convidou os crentes a fazerem a experiência do "encontro com Jesus". Um encontro, explicou, que "muda os nossos corações" e dá "um novo estilo".

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre.

Caros irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje celebramos a Solenidade da Epifania, em memória dos Magos que foram do Oriente para Belém, seguindo a estrela, para visitar o Messias recém-nascido.   No final da narração  evangélica, diz-se que os Magos  «avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho» (v. 12).  Por outro caminho.

Estes sábios, vindos de regiões distantes,  após terem viajado muito, encontram Aquele que queriam conhecer, depois de o terem procurado durante muito tempo, certamente até com   fadigas e vicissitudes. E quando finalmente chegam ao seu destino, prostram-se diante do Menino, adoram-no, oferecem-lhe os seus preciosos dons. Depois disso, partem novamente sem demora para voltar à  sua  terra. Mas aquele encontro com o Menino  mudou-os.

O encontro com Jesus não retém os Magos, pelo contrário, infunde neles  um novo impulso para regressar ao seu país, para contar o que viram e a alegria que sentiram. Nisto há uma demonstração do estilo de Deus, da sua maneira de se manifestar na história. A experiência de Deus não nos bloqueia, mas  liberta-nos; não nos aprisiona, mas põe-nos  de novo  a caminho, devolve-nos aos lugares habituais da nossa existência. Os lugares são e serão os mesmos, mas nós, depois do encontro com Jesus, não somos os mesmos de antes. O encontro com Jesus muda-nos, transforma-nos. O evangelista Mateus frisa que os Magos regressaram «por outro caminho» (v. 12). Eles são levados a mudar   o caminho pela advertência  do anjo, para não se depararem com Herodes e  com os seus enredos de poder. Cada experiência de encontro com Jesus  leva-nos  a empreender caminhos diferentes, porque d'Ele provém uma força boa que cura o coração e nos restabelece do mal.

Há uma dinâmica sábia  entre continuidade e novidade: voltamos «ao nosso  país», mas «por outro caminho». Isto indica que somos nós que temos de mudar, de transformar o nosso modo de viver, ainda que seja no   ambiente de sempre, de modificar os critérios de julgamento sobre a realidade que nos rodeia. Eis a diferença entre o verdadeiro Deus e os ídolos traidores, como o dinheiro, o poder, o sucesso...; entre Deus e aqueles que prometem dar-vos estes ídolos, como os magos, os cartomantes, os feiticeiros. A diferença é que os ídolos nos atraem,   tornam-nos dependentes deles, e nós apoderamo-nos deles. O verdadeiro Deus não nos prende, nem se deixa prender  por nós: abre-nos caminhos de novidade e liberdade, porque é Pai que está sempre connosco para nos fazer crescer. Se  encontrardes Jesus, se   tiverdes  um encontro espiritual com Jesus, lembrai-vos: deveis  voltar aos mesmos lugares de sempre, mas por outro caminho, com outro estilo. É assim, é o Espírito Santo, que Jesus nos dá, que muda os nossos corações.

Peçamos à Santíssima Virgem para que possamos ser testemunhas de Cristo onde estamos, com uma vida nova, transformada pelo seu amor.

Tradução Educris|08.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades