UCP: Aula aberta reflete sobre «tecnologia e pós humanismo»

Iniciativa acontece online a partir de um alerta do padre jesuita Luís Archer

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) realiza amanhã, dia 26 de novembro, a partir das 16h30, uma «Aula Aberta» subordinada ao tema «O Humano do Tecnocosmos ao Pós humano - a partir do alerta de Luís Archer Sj».

A aula, apresentada pelo padre José Nuno Silva, vai analisar "o processo cultural trans-humanista em curso e a era pós-humana do mundo" procurando refletir sobre se "as possibilidades abertas pelas nanotecnologias, biotecnologias, tecnologias da informação e neurociência" se constituem como "a derrota do Humano, no confronto predito pelo jesuíta-cientista".

"Este é um emergente, porque o processo está a emergir e porque é uma emergência civilizacional. Não é o futuro que ameaça, é o presente que nos pede esperança crítica", sustenta o coordendor da unidade curricular «Cristianismo e Cultura» o Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão da UCP.

Dentro da temática «cristianismo e cultura» o tema pretende analisar "que papel nos cabe no desígnio, formulado por Luís Archer Sj, de participar na elaboração da transcendência salvadora de um novo humanismo".

A sessão é aberta a todos os interessados que devem inscrever-se previamente no formulário online disponível AQUI

Educris|25.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades