«A Beleza do Natal ressoa na partilha de pequenos gestos de amor», afirma o Papa

Francisco lembrou o Natal como a grande “festa da compaixão e da ternura”

O Papa Francisco acolheu hoje, no Vaticano, os participantes e organizadores do ‘Christmas Contest’, um concurso que dá voz aos jovens e pretende revelar Wnovas canções inspiradas no Natal e nos seus valores", numa iniciativa promovida pela Fundação Pontifícia Gravissimum Educationis e pelas Missões Dom Bosco Valdocco.

Na audiência privada o Papa manifestou a sua alegria de encontrar os participantes da iniciativa, numa época que está “às portas do Advento”.

“Sinto-me feliz por vos conhecer, agora às portas do Advento, época que em cada ano nos apresenta o Natal e o seu mistério”.

Francisco recordou a pandemia covid-19 e reforçou a ideia de que é fundamental não "perder a esperança".

“Também neste ano as luzes do Natal serão diminuídas devido às consequências da pandemia, que ainda pesa sobre o nosso tempo. Somos chamados a questionar-nos e a não perder a esperança”, considerou no discurso aos participantes.

Para o Papa a época do Natal, que se aproxima, não entra em “contraponto com a provação que vivemos, porque é por excelência a festa da compaixão, a festa da ternura. A sua beleza é humilde e cheia de calor humano”, esclareceu.

“A beleza do Natal transparece na partilha de pequenos gestos de amor concreto. Não é alienante, não é superficial, não é evasiva; pelo contrário, alarga o coração, abre-o à gratuidade - gratuidade, palavra que os artistas bem entendem! -, ao dom de si, podendo também gerar dinâmicas culturais, sociais e educacionais”, sustentou.

Agradecendo o projeto de criação musical da iniciativa Francisco lembrou que também hoje é preciso “coragem e criatividade” e estabeleceu a ligação entre uma e outra no ‘Christmas Contest’.

“Vós compusestes novas canções de Natal e partilhaste-as num projeto maior, um projeto que acredita na beleza como forma de crescimento humano, para sonhar com um mundo melhor juntos”, disse.

No final o Papa pediu aos artistas e desportistas para não se esquecerem de ser “guardiães desta beleza, que o Natal do Senhor faz brilhar em cada gesto quotidiano de amor, de partilha e de serviço”.

Educris|22.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades