O que acontece a um grande coração em tempos difíceis? 15 Jan. 2012
O ano de 2012 chegou carregado de anúncios de crise, austeridade, dificuldades e sacrifícios. Parecem esquecidas as maravilhas que continuam, gratuitamente, ao nosso alcance nestes dias… um sol que brilha, o sorriso das crianças, uma flor que se abre para o mundo, o amor e partilha das famílias e amigos. A vida é mesmo feita destas coisas, e quanto maiores forem as dificuldades mais valiosas parecerão as maravilhas e mais intensa será a vida. O crescimento humano necessita destes equilíbrios, ainda que eles nos pareçam, por vezes, demasiado difíceis.
Para grandes desafios são necessários grandes corações. Recordo incessantemente o apelo de João Paulo II na primeira Jornada Mundial da Juventude: “Não tenhais medo de ser santos!”. Os santos aprendem, com Deus, a viver todos os momentos da vida, independentemente de parecem bons ou maus. A nossa santificação tornará, certamente, 2012, num ano mais feliz.
Quando o apelo de santidade foi lançado a milhares de jovens, muitos pensaram que “aquilo” não era para eles. Tinham formatado nas suas mentes ...