Partilhar Revista

Fundos



Som


  • Início
  • Cartoons
  • Crónicas
  • Entrevistas
  • Filmes
  • Fotos
  • Livros
  • Músicas
  • Sites
  • Textos
  • Vídeos
185186187188189190191192193
Leitura Influenciada 10 Jun. 2013
No meio de tantas obras impressas, não é possível que os trabalhos mais profundos e originais chamem a atenção de um vasto público ou mesmo de um apreciável número de leitores qualificados para os apreciar. As ideias que lisonjeiem uma tendência corrente ou uma atitude emotiva terão sempre mais popularidade e assim algumas outras serão deturpadas para se adaptarem àquilo que já é aceite. O resíduo que fica no espírito público dificilmente será uma destilação do melhor e mais sábio - é mais provável que represente os preconceitos comuns da maioria dos críticos e jornalistas.

Thomas Stearn Eliot, in 'Notas para a Definição de Cultura'
...
O que é uma Pessoa Religiosamente Iluminada 9 Jun. 2013
Em vez de perguntar o que é a religião, prefiro perguntar o que caracteriza as aspirações de uma pessoa que me dá a impressão de ser religiosa: uma pessoa que é religiosamente iluminada parece-me alguém que, utilizando as suas melhores capacidades, se libertou das grilhetas dos seus desejos egoístas e está preocupado com pensamentos, sentimentos e aspirações a que se agarra devido ao seu estreito valor superpessoal. Parece-me que o que é importante é a força deste conteúdo suprpessoal e a profundidade da convicção relativa ao seu significado esmagador, independentemente de se fazer alguma tentativa para reunir este conteúdo com um ser divino, pois de outro modo não seria possível considerar Buda e Spinoza personalidades religiosas. De igual modo, uma pessoa religiosa é devota no sentido de que não tem quaisquer dúvidas sobre o significado e o carácter desses objetos e fins superpessoais, que não necessitam nem garantem uma fundamentação racional (...)

A ciência só pode ser criada por aqueles que estão profu...
Quem Quiser Acabar com a Guerra 8 Jun. 2013
Quem quiser, de facto, acabar com a guerra tem que intervir resolutamente para que o Estado a que pertence renuncie a uma parte da sua soberania a favor de instituições internacionais; deve estar pronto a submeter o próprio Estado, em caso de qualquer conflito, à arbitragem dum Tribunal internacional; tem de intervir com toda a decisão para que todos os Estados procedam ao desarmamento, conforme está previsto até mesmo no desgraçado tratado de Versalhes; nenhum progresso poderá esperar-se se não for suprimida a educação militar e patriótica — no sentido agressivo — do povo.

Nenhum outro acontecimento dos últimos anos foi mais vergonhoso para os Estados atualmente mais considerados, que o malogro das anteriores conferências de desarmamento; pois esse malogro não assenta apenas nas intrigas de estadistas ambiciosos e sem escrúpulos, mas também na indiferença e falta de energia dos homens de todos os países. Se isto não se modificar, destruiremos o que os nossos antepassados criaram de verdadeiramente valioso.

Albert Einstein, in 'Como Vejo o Mundo'
...

185186187188189190191192193