JMJ2023: «Rise UP», apresentado o itinerário espiritual para jovens

Organização quer estimular “preparação interior” dos mais novos para o grande encontro mundial da juventude

Chama-se «Rise UP» [levanta-te] e acaba de ser apresentado como “um itinerário catequético destinado a jovens” na preparação da JMJ Lisboa 2023.

“Este recurso quer ajudar os jovens a serem evangelizadores de outros jovens desafiando-os a  um caminho espiritual de preparação para o encontro de Lisboa”, afirma ao EDUCRIS o padre Tiago Neto.

O coordenador da equipa de subdireção de catequeses da JMJ Lisboa 2023 indica que o novo “percurso” resulta do trabalho de “uma equipa alargada”, que reuniu “dioceses e organismos religiosos”, e que propõe “um itinerário bíblico que tem por base o verbo ‘levanta-te’, presente no evangelho de São Lucas e nos Atos dos Apóstolos”.

“Quisemos olhar, com atenção, para as mensagens do Papa para os dias Mundiais da Juventude de 2020 e 2021. A partir daí, e neste primeiro ano, propomos que os jovens meditem o verbo ‘levanta-te’ a partir do relato da anunciação”.

Os materiais, que vão acompanhar o itinerário espiritual dos jovens em preparação para 2023, estabelecem uma continuidade com a jornadas do Panamá, em 2019.

“Desejámos esta continuidade com a JMJ anterior. Aí o tema refletia o ‘Sim’ de Maria. Ao dizer ‘Sim’ a mãe de Jesus parte”.

Neste primeiro ano as “catequeses de preparação” vão percorrer a vida de Jesus até à confissão messiânica de Pedro”. No segundo ano “continuamos com as narrativas da ressurreição e a Páscoa de Jesus chegando à Igreja que se torna testemunha de Evangelho”, explana o responsável.

“Gostaríamos de ver os jovens, nas paróquias, nos movimentos, empenhados nesta caminhada, não apenas exterior, mas interior para serem evangelizadores de outros jovens”.

 Sessão de apresentação e esclarecimentos

Na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, vai ser realizada uma sessão de formação e esclarecimentos para animadores de grupos de jovens apresentando o itinerário que já está disponível na página oficial da JMJ Lisboa 2023 na internet.

 

 

Informações e esclarecimentos

[email protected]

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades