«D. Anacleto tinha muito para dar à Igreja em Portugal», D. António Moiteiro

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEEFD) recorda bispo de Viana do Castelo como “amigo e trabalhador incansável” na missão da Igreja

“Foi-nos levado muito cedo. Tinha um sem número de projetos nas mãos e a Igreja, e a Catequese em Portugal devem-lhe muito. Temos um grande desafio pela frente”, afirmou, consternado, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF numa primeira relação ao falecimento D. Anacleto Oliveira vítima de acidente de viação.

Recordando o “imenso trabalho desenvolvimento por D. Anacleto Oliveira ao longo dos anos na área Bíblica e na catequese”, o prelado de Aveiro considera que “nos foi levado muito cedo” pois “estava no pleno vigor das suas capacidades e com muitos trabalhos em mãos”.

“Recordo o seu trabalho fundamental na elaboração da Carta Pastoral «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo» e cunho pessoal que colocou no novo curso «Ser Catequista» que vem substituir o «curso de iniciação catequética»”.

D. António Moiteiro considera que a sua morte repentina “é um desafio a que continuemos o seu trabalho e as suas preocupações e a que nos interessem por este campo da educação cristã que é fundamental na nossa Igreja”.

“Apreciava nele a amizade, a competência e a sua claridade no campo da educação da fé. Para mim foi um amigo sempre alegre e disponível para ajudar naquilo que era preciso em cada momento”, concluiu.

Membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEEDF) durante os últimos 15 anos, D Anacleto Oliveira foi bispo de Viana do Castelo nos últimos 10 anos. Faleceu na passada sexta-feira, aos 74 anos, num acidente automóvel. Natural de Cortes, na diocese de Leiria-Fátima, vai a sepultar na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro.

Educris|19.09.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades