Campanha: «Cada idoso é teu avô»

Vaticano lança campanha de abraços para os mais velhos em contexto de pandemia

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) acaba de lançar uma "campanha de abraços, físicos e virtuais". dirigidos aos mais velhos e inspirado pela reflexão do Papa, após a oração mariana do Angelus no contexto do Dia dos Avós.

“É possível vencer o isolamento dos idosos também respeitando rigorosamente as normas de saúde em matéria de Covid-19. A pandemia atingiu particularmente os idosos e debilitou os já fracos vínculos entre as gerações, mas respeitar o distanciamento não significa aceitar um destino de solidão e de abandono”, assinala, em comunicado, o organismo da Cúria Romana.

A campanha «Cada idoso é teu avô» deixa o convite aos jovens de todo o mundo a que façam um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos".

Ainda que "virtualmente", o Dicastério romano dá conta de inúmeros "testemunhos que chegam de várias comunidades católicas, que multiplicaram contactos telefónicos, via web, redes sociais e até serenatas para os hóspedes das casas de repouso”, realizados por jovens, para minorizar os efeitos da solidão de tantos idosos forçados a permanecer em suas casas ou fechados em lares.

Nesta fase da campanha, e para respeitar as normas sanitárias em vigor nos diferentes países, o convite é "reunir virtualmente os anciãos mais solitários do seu bairro ou da paróquia e enviar-lhes um abraço, como o Papa pediu, por meio de uma ligação telefónica, uma videochamada ou uma imagem", lê-se.

"Onde for possível - ou quando a emergência sanitária permitir -, convidamos os jovens a tornar o abraço ainda mais concreto, indo encontrar os idosos pessoalmente", acrescenta a missiva.

Associada à iniciativa foi criada a  #sendyourhug e os posts mais significativos vão ser divulgados nas contas de redes sociais do organismo do Vaticano, @laityfamilylife.

Educris|27.07.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades