Ângelus: «Adesão a Jesus implica coração e mente»

Na manhã deste «Domingo da Palavra de Deus» o Papa Francisco recitou a oração mariana do Ângelus com milhares de fiéis a ele reunidos na praça de São Pedro. Na sua meditação Francisco lembrou a importância da "conversão a Deus" que apenas pode acontecer "na abertura confirante do coração e da mente para receber a Boa Nova de Jesus".

Leia, na íntegra, a meditação do Papa Francisco.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O evangelho de hoje (cf. Mt 4, 12-23) mostra o início da missão pública de Jesus, que aconteceu na Galileia, uma terra de periferia em relação a Jerusalém, e vista com desconfiança pela mescla com os pagãos. Nada de bom e novo era esperado daquela região; ao contrário, ali mesmo Jesus, que havia crescido em Nazaré da Galileia, começa a sua pregação.

Ali proclama o núcleo central dos seus ensinamentos resumido no apelo: «Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo» (v. 17). Este anúncio é como um poderoso raio de luz que atravessa as trevas e corta a neblina, e evoca a profecia de Isaías que é lida na noite de Natal: «As pessoas que andavam nas trevas viram uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles.» (9,1). Com a vinda de Jesus, luz do mundo, Deus Pai mostrou à humanidade a sua proximidade e amizade. Eles dão-se livremente para lá dos nossos méritos. A proximidade de Deus e a amizade de Deus não são nosso mérito: elas são um presente gratuito de Deus, devemos guardá-lo.

O apelo à conversão, que Jesus dirige a todos os homens de boa vontade, é totalmente compreendido precisamente à luz do evento da manifestação do Filho de Deus, sobre o qual meditámos nos domingos passados. Muitas vezes é impossível mudar a sua vida, abandonar o caminho do egoísmo, do mal, abandonar o caminho do pecado, porque o compromisso com a conversão concentra-se apenas em si e na sua própria força, e não em Cristo e no seu Espírito. Mas a nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, não. Acreditar que nisso também seria um pecado de orgulho. A nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, mas deve ser expressa numa abertura confiante do coração e da mente para receber a Boa Nova de Jesus. É isto - a Palavra de Jesus, a Boa Nova de Jesus, o Evangelho - isto muda o mundo e os corações! Somos, portanto, chamados a confiar na palavra de Cristo, a abrirmo-nos à misericórdia do Pai e a nos deixarmos transformar pela graça do Espírito Santo.

É daqui que o verdadeiro caminho da conversão começa. Assim como aconteceu com os primeiros discípulos: o encontro com o Mestre divino, com o seu olhar, com a sua palavra, deu-lhes o impulso de o seguir, mudar a sua vida, colocando-se concretamente ao serviço do Reino de Deus.

O surpreendente e decisivo encontro com Jesus deu início ao caminho dos discípulos, transformando-os em anunciadores e testemunhas do amor de Deus pelo seu povo. Imitando esses primeiros arautos e mensageiros da Palavra de Deus, cada um de nós pode dar passos nos passos do Salvador, para oferecer esperança àqueles que têm sede dela.

Que a Virgem Maria, a quem nos dirigimos nesta oração do Ângelus, apoie estes propósitos e os sustente com a sua intercessão materna.

Tradução Educris a partir do original em italiano|26.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades