Leiria-Fátima: «Luz de Belém chega à Diocese

«Luz da Paz de Belém» chega a Leiria a 16 de dezembro

A Sé de Leiria acolhe, pelas 21h30 do dia 16 de dezembro, a iniciativa «Luz de Belém». A vela, acessa na gruta de Belém, na Terra Santa, chega a Portugal através da diocese de Santarém e vai percorrer o país até ao dia de natal.

Na diocese do centro vários são as "paróquias, grupos de catequese, grupos e movimentos de jovens", para além dos Agrupamentos de Escuteiros que dinamizam esta atividade, que vão "participar na Celebração da Palavra presidida pelo Cardeal D. António Marto", explica o Secretariado Diocesano da Catequese em comunicado.

A Luz da Paz de Belém

Desde 1989, a televisão pública Austríaca, em conjunto com Escuteiros e Guias Austríacos, elegem uma criança que transporta a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, desloca-se até à gruta de Belém, na Terra Santa, e recolhe a chama que é transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países.

Uma delegação portuguesa transporta a luz até ao nosso país, para a cidade de Santarém, no dia 15 de dezembro. De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, percorre cerca de 6200km sem nunca se apagar, para chegar às comunidades cristãs de todo o país.

Educris|05.12.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades