Chile: Cresce número de Igrejas profanas

Onda de violência alastrou a várias igrejas no país com relatos de destruição e profanação

A Agência Fides dá conta da crescente violência no Chile e nos diversos atos que tem vindo a se praticados nas Igrejas daquele país da América do Sul.

De acordo aquelas fontes já foram destruídas “a igreja de São Francisco de Valdivia, onde o Santíssimo Sacramento foi profanado e o santuário de Maria Auxiliadores, em Talca. Nesta localidade existem mesmo relatos da “profanação do tabernáculo” após vários outros ataques perpetrados na capital do país Santiago

Monsenhor Nelson R. Huaiquimil, vigário geral da Diocese chilena de Valdivia, numa comunicação escrita, deu conta do animo da Igreja local neste momento:

“Estamos profundamente entristecidos com a destruição que sofreu o templo de São Francisco de Valdivia. Sabemos que o mais importante em cada situação são sempre as pessoas, e ali vivem cinco irmãos dehonianos, pessoas consagradas a serviço da comunidade. Estão bem, mas sentem um natural estado de impotência e dor. Dói-nos que tenham entrado no templo e profanado o Santíssimo Sacramento, destruído as imagens sagradas, destruído os móveis e causado danos gerais a esta parte do património, que pertence a todos os valdivianos”.

Perante a atual crise social e política que assola o Chile os bispos expressaram já a sua “tristeza pelos ataques às igrejas e lugares de oração sem respeito a Deus e àqueles que creem Nele".

O Vigário Geral de Valdivia afirma que a luta pela justiça e a paz é legitima, mas que é insensato que se faça à custa de “tantas mortes e destruições” convidando a população a unir-se em oração e na busca do bem, a rezar por todos aqueles que sofreram violência e que provocam violência de vários tipos", exortando-os a olharem uns para os outros "não como inimigos, mas como aqueles que são capazes de construir juntos a família humana que todos nós esperamos".

Educris|18.11.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades