«Maria levantou-se e partiu apressadamente» é tema da JMJ 2022

Anúncio foi feito no final do XI Fórum Internacional para promover a atuação do Sínodo 2018 sobre a juventude

O Papa Francisco anunciou hoje os temas escolhidos para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que culmina com a celebração internacional que vai decorrer em Lisboa no verão de 2022.

No final do encontro com centenas de jovens que participaram por estes dias no XI Fórum Internacional para promover a atuação do Sínodo 2018 sobre a juventude Francisco recordou a JMJ do Panamá e aproveitou a ocasião para anunciar o tema de Lisboa.

“A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”.

Aos jovens presentes no encontro o Papa desafiou a “não ignorarem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os campinos que Ele vos preparou”.

“Sede mensageiros de unidade num mundo que divide”, exortou o Papa

Durante os anos de preparação da 37ªJMJ os jovens vão preparar o evento internacional com celebrações a nível diocesano.

Em 2020 a iniciativa realiza-se no Domingo de Ramos e tem como tema ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14), numa alusão á passagem do evangelho em que jesus ressuscita o filho de uma viúva.

No ano seguinte, 2021, a celebração acontece a 28 de março sob o tema “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

Aos jovens reunidos no Vaticano o Papa recordou que “são o hoje de Deus e o hoje da Igreja” e voltou a afirmar que “a Igreja precisa de vós para ser plenamente ela própria. Somente caminhando juntos seremos verdadeiramente fortes. Com Cristo, Pão da Vida que nos dá força para o caminho, levemos a luz do seu fogo para as noites deste mundo!", completou.

Educris|21.06.2019

Imagem: Vatican.news 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades