Leiria-Fátima: «Linguagens da fé» analisa modos de dizer a fé na contemporaneidade

Módulo Interdisciplinar analisa arte cristã como “eco do encontro com Deus” numa constante de “busca e descoberta”.

«Linguagens da fé» é o tema do próximo módulo interdisciplinar que será dedicado à relação entre a arte e a espiritualidade cristã. Organizado pelo Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), da diocese de Leiria-Fátima, e integrado no curso diocesano «Bíblia e Teologia Cristã», mas aberto a todos os interessados no tema, o módulo interdisciplinar fecha o ano de formação com três encontros, a 30 de maio, 06 e 13 de junho, e pretende “ser porta de entrada em várias das linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo”, afirma Pedro Valinho Gomes, do CCFC.

No dia 30 de maio a reflexão inicia-se com a presença de Sandra Bartolomeu que analisa o tema «Deus e o Belo» e «Quando Deus vai ao Cinema».

No segundo encontro, que se realiza a 6 de junho, oportunidade para se falar sobre o imaginário bíblico e a poesia. Pedro Valinho Gomes apresenta o tema «O Imaginário Bíblico e o Cristianismo como exegese» e  José Rui Teixeira responde à pergunta «O que se aprende sobre Deus com os poetas?».

No dia 13 de junho o padre Paulo Duarte, sj, é o convidado do módulo interdisciplinar, e apresenta aos participantes a inquietação «Deus dança» (ou: a fé que se expressa pelo e no corpo). Marco Daniel Duarte encerra o ciclo com o tema «As construções da fé».

Todas as sessões decorrem entre as 19h15 e as 22h30.

Informações e inscrições:

[email protected]

 

Educris|08.05.2019 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades