Homilia do Papa na Ceia do Senhor: «A regra de Jesus é a do serviço»

Francisco celebrou a eucaristia da Ceia do Senhor na prisão de Velletri, Roma, com detidos. Na sua homilia o Papa lembrou que “a regra de Jesus é a do serviço”.

Leia, na íntegra, a homilia do Santo Padre.

Saúdo-vos a todos e agradeço-os o acolhimento.

Há alguns dias recebi uma bela carta de alguns de vós que hoje não estão aqui, mas que diziam coisas tão bonitas e por isso quero agradecer-lhes o que escreveram.

Nesta oração eu estou muito perto de todos: aqueles que estão aqui e aqueles que não estão.

Nós ouvimos o que Jesus fez. É interessante. O Evangelho diz: "Sabendo Jesus que o Pai tinha colocado tudo nas suas mãos”, isto é, Jesus tinha todo o poder, tudo. E então, começa a fazer este gesto de lavar os pés. Era um gesto que os escravos faziam naquela época, porque não havia asfalto nas ruas e as pessoas, quando chegavam, tinham poeiras nos pés; quando ele chegava a uma casa para uma visita ou almoço, havia escravos que lavavam os pés. E Jesus faz esse gesto: lava os pés. Ele faz um gesto de escravo: Ele, que tinha todo o poder, Ele, que era o Senhor, faz o gesto de escravo. E então aconselha-o a todos: “Fazei este gesto vós mesmos uns com os outros”. Por outras palavras, servir uns aos outros, ser irmãos no serviço, não na ambição, como alguém que domina o outro ou que pisa no outro não, ser irmãos no serviço. Precisas de algo, uma ajuda? Eu realizo-o por ti. Isto é a fraternidade. A fraternidade é humilde, sempre: está ao serviço. E farei este gesto - a Igreja quer que o Bispo o faça todos os anos, uma vez por ano, pelo menos na Quinta-feira Santa - para imitar o gesto de Jesus e também para se dar bem com o exemplo até para si mesmo, porque o Bispo não é o mais importante, mas deve ser o mais servo. E cada um de nós deve ser o servo dos outros.

Esta é a regra de Jesus e a regra do Evangelho: a regra do serviço, não de dominar, de fazer o mal, de humilhar os outros. Serviço! Certa vez, quando os apóstolos lutavam entre si, discutindo sobre "quem é mais importante entre nós", Jesus pegou uma criança e disse: "A criança. Se vosso coração não é o coração de uma criança, não podereis ser meus discípulos". Coração de criança, simples, humilde, mas ao serviço E acrescenta uma coisa interessante que podemos ligar a este gesto de hoje. Ele diz: "Estai atentos: os líderes das nações dominam, mas entre vós não deve ser assim. O maior deve servir o menor. Quem se sente o maior deve ser servo”. Todos nós também devemos ser servos. É verdade que na vida há problemas: lutamos entre nós ... mas isso deve ser algo que passa, uma coisa passageira, porque nos nossos corações deve haver sempre este amor de servir o outro, de estar a serviço do outro.

E este gesto que hoje farei para todos nós é um gesto que nos ajudará a ser mais servidores um do outro, mais amigos, mais irmãos no serviço. Com estes sentimentos, continuamos a celebração com o lava pés.

Tradução Educris a partir do original em italiano

Educris|18.04.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades