Vaticano: Papa encontra-se com presidente da Microsoft

Visita antecede a assembleia sobre a Inteligência Artificial (IA) que decorre no Vaticano no próximo ano.
O Papa Francisco reuniu-se ontem, no Vaticano, com Brad Smtih, presidente da Microsoft. Na audiência privada esteve ainda presente o presidente da Pontifícia Academia para a Vida (PAV), D. Vincenzo Paglia, informou em comunicado Alessandro Gisotti, diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé.

"Durante o encontro, Smith falou sobre a Inteligência Artificial ao serviço do bem comum e sobre algumas atividades para colmatar o fosso digital que ainda persiste a nível global”, adianta o Vaticano.

O porta-voz da sala de imprensa, Alessandro Gisotti, explicou que o encontro foi “privado”  e serviu para apresentar o tema da assembleia sobre a IA que o Vaticano vai acolher em 2020 sob o tema «A Inteligência Artificial ao serviço do Bem Comum».

Em declarações ao jornal da Santa Sé, 'L’Osservatore Romano’, Brad Smith afirma que o uso das redes sociais “é complementar ao encontro em carne e osso” e que “qualquer nova tecnologia do vasto impacto social vai exigir novas leis”.

A PAV vai refletir, de 25 a 27 de fevereiro sobre o tema "Roboética: pessoas, máquinas e saúde" na sua assembleia geral comemorativa dos 25 anos de criação. Para a ocasião o Papa Francisco escreveu uma carta, dirigida ao presidente da PAV sob o tema «Comunidade Humana».

Na missiva Francisco afirma que as "descobertas descobertas cientificas devem servir ao homem e não subjugá-lo" e considera urgente uma reflexão que promova "a elaboração sem medo de argumentações e linguagens que sejam utilizadas em dialogo intercultural e inter-religioso, assim como interdisciplinar" na temática.

A Pontifícia Academia para a Vida foi fundada em 1994 por inspiração do Papa João Paulo II. É uma instituição de pesquisa preocupada com a defesa da dignidade da pessoa humana perante os avanços de áreas como a biotecnologia, a inteligência artificial e a robótica.

Educris|14.02.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades