Ângelus: Papa explica sentido das «Bodas de Caná»

Na manhã deste Domingo, o II do Tempo Comum, o Papa Francisco recitou a oração mariana do Ângelus na praça de São Pedro. Em vésperas da sua viagem à Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Panamá, Francisco explicou aos milhares de fiéis presentes no Vaticano o significado das «Bodas de Caná» no início da vida publica de Jesus.

Leia na íntegra, a alocusão do Papa Francisco.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No domingo passado, com a festa do Batismo do Senhor, iniciámos o caminho do tempo litúrgico chamado "comum": O tempo no qual se acompanha Jesus na sua vida pública, a missão para a qual o Pai o enviou ao mundo. No Evangelho de hoje (Jo 2,1-11), encontramos a história do primeiro dos milagres de Jesus. O primeiro destes sinais maravilhosos ocorre na aldeia de Caná da Galileia, no dia da festa de casamento. Não é por acaso que no início da vida pública de Jesus exista uma cerimónia de casamento, porque Nele Deus desposou a humanidade: esta é a boa notícia, mesmo que aqueles que o convidaram ainda não saibam que à sua mesa está sentado o Filho de Deus e que é Ele o verdadeiro esposo. Na verdade, todo o mistério do sinal em Caná funda-se na presença deste esposo divino, Jesus, que começa a revelar-se. Jesus manifesta-se como o esposo do povo de Deus, anunciado pelos profetas, e revela-nos a profundidade do relacionamento que nos une a Ele: é uma nova Aliança de amor.

No contexto da Aliança, o significado do símbolo do vinho, que está no centro deste milagre, é totalmente compreendido. No momento em que a festa está no auge, acaba o vinho; Nossa Senhora percebe-o e diz a Jesus: «Não têm vinho» (v. 3). Porque teria sido rude continuar a festa com água! Uma vergonha para estas pessoas. Nossa Senhora percebe isso e, uma vez que é a mãe, vai direta a Jesus. AS escrituras, especialmente os profetas, apontavam o vinho como uma característica típica do banquete messiânico (cf. 9,13-14 Am; Gl 2,24; Is 25.6 ). A água é necessária para viver, mas o vinho expressa a abundância do banquete e a alegria da festa. Uma festa sem vinho? Eu não sei ... Transformando em vinho a água das talhas utilizadas para «o ritual de purificação dos Judeus» - como era hábito: (v. 6): Antes de entrar em casa, purificar-se -, Jesus realiza um sinal eloquente: transforma a Lei de Moisés em Evangelho, portador de alegria.

E assim, olhemos Maria: as palavras que Maria dirige aos servos vêm coroar a estrutura esponsal de Caná: «fazei tudo o que Ele vos disser» (v. 5). Ainda hoje, Nossa Senhora nos diz: «fazei tudo o que Ele vos disser». Estas palavras são uma herança preciosa que a nossa mãe nos deixou. E de facto os servos obedecem em Caná. "«Jesus diz-lhes: Enchei os jarros com água. E eles encheram-nos até a borda. Ele replicou-lhes: Tomai uma taça e levai-a ao chefe de sala. E eles assim o fizeram.» (v. 7-8). Neste casamento, uma Nova Aliança é realmente estipulada e a nova missão é confiada aos servos do Senhor, isto é, a toda a Igreja: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Servir o Senhor significa ouvir e praticar a sua palavra. É a recomendação simples e essencial da Mãe de Jesus, é o programa de vida do cristão.

Gostaria de destacar uma experiência que certamente muitos de nós tivemos na vida. Quando estamos em situações difíceis, quando ocorrem problemas que não sabemos como resolver, quando muitas vezes sentimos ansiedade e angústia, quando nos falta a alegria, andar até Nossa Senhora e dizer: "Não temos vinho. O vinho acabou: olha como estou, olha para o meu coração, olha para a minha alma”. Dize-lo à mãe. E ela irá a Jesus para dizer: “Olha para isto, vê isto: não tem vinho". E então voltará para nós e dir-nos-á: "Fazei tudo o que Ele vos dizer”.

Para cada um de nós, extrair da ânfora equivale a confiar na Palavra e nos Sacramentos para experimentar a graça de Deus na nossa vida. Então também nós, como o chefe de sala que provou a água transformada em vinho, pode exclamar: «Tu guardaste até agora o vinho bom» (v. 10). Jesus surpreende-nos sempre. Falemos com a Mãe para que fale ao seu Filho, e Ele surpreender-nos-á.  

Que ela, a Santíssima Virgem, nos ajude a seguir o seu convite: Fazei tudo o que Ele vos disser», a fim de que nos possamos abrir plenamente a Jesus, reconhecendo na vida quotidiana os sinais da sua presença vivificante.

Tradução Educris a partir do original em Italiano

Educris|20.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades