Fátima: crianças rezaram «Terço pela paz» unidas a 83 países

Iniciativa portuguesa contou com a presença de D. António Marto que esteve na Cova da iria com centenas de crianças

“Estamos aqui unidos e reunidos em volta de Nossa Senhora, Mãe espiritual de toda a humanidade, para correspondermos ao pedido e ao convite que Ela fez aqui para rezar o Terço todos os dias pela paz no mundo”, disse ontem ao fim da tarde, na Capelinha das Aparições, o Cardeal António Marto, no arranque da oração do rosário, ponto central da “bela iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre” intitulada ‘um milhão de crianças reza o Terço pela Paz’.

O cardeal da diocese de Leiria-Fátima assinalou a presença de dezenas de crianças “representativas das escolas de Fátima”, e lembrou que a oração do Terço iria ser igualmente um momento de “união com o nosso querido Papa Francisco, que nos pede para rezarmos pela unidade da Igreja”, e também “em união com todas as pessoas e populações vítimas da guerra em vários lugares do mundo, e com os homens e mulheres que hoje invocam o nome da paz”.

A iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) teve o seu epicentro em Fátima, na Capelinha das Aparições e culminou com a irmã Annie Demerjian, oriunda da Síria, a rezar as três últimas Ave-Marias do Terço em árabe, lembrando a todos o sofrimento imenso deste país em guerra há mais de sete anos. 

Portugal a rezar pela paz 

Em comunicado a AIS dá conta de "inúmeros locais no nosso país onde as crianças rezaram pela paz respondendo afirmativamente ao repto da Ajuda à Igreja que Sofre":

"Foram muitas as escolas, paróquias, colégios, movimentos e grupos de jovens que se juntaram à Fundação AIS, nomeadamente na capital, junto à Torre de Belém, onde mais de três centenas de pessoas rezaram também o Terço juntamente com o bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Nuno Brás"

83 países no mundo

A oração do terço pela paz realizou-se ontem em cerce de "83 países". De acordo com a AIS a meio da tarde a iniciativa registava já uma adesão de mais de meio milhão de pessoas. 

O cardeal António Marto reconheceu, momentos antes do início da oração na Capelinha das Aparições, em declarações à Fundação AIS, que esta iniciativa tem já "uma dimensão universal e eu mesmo não podia ficar alheio quando recebi o convite da Ajuda à Igreja que Sofre para me associar a esta oração do Terço pela paz e pela unidade da Igreja, que Nossa Senhora aqui pediu em comunhão com os inocentes, que são os caros amiguitos e amiguitas, como eu chamo às crianças". 

A oração do Terço desde a Capelinha das Aparições teve o apoio do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa e do Apostolado Mundial de Fátima, e foi transmitido em directo pela Rádio Renascença, Rádio Sim, Rádio - TV Canção Nova, Angelus TV, e também para todo o mundo através da Fundação AIS na página www.milionkidspraying.org



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades