Nigéria: Novos atentados causam três dezenas de mortos

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre fala de violência extrema após nova onde de atentados

Pelo menos 31 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas no sábado à noite, no nordeste da Nigéria, em dois atentados suicidas executados ao que tudo indica por elementos do grupo islamista Boko Haram.

Os terroristas voltaram a atacar na região de Maiduguri, cuja diocese tem sido martirizada nos últimos anos pela violência extremista. Desta vez, porém, o alvo foi uma multidão que celebrava o fim do Ramadão na cidade de Damboa.

Este ataque vem demonstrar, uma vez mais, que o Boko Haram continua a actuar com relativa impunidade no norte da Nigéria, apesar das operações militares em curso por parte das autoridades.

Ainda na semana passada, na segunda-feira, dia 11, um edifício da Igreja Católica foi queimado por militantes islamitas durante um ataque a uma aldeia situada no nordeste do país. O edifício da "Igreja estava a ser utilizado como centro catequético e já tinha sido palco de outro ataque violento em 2014, o que obrigou inclusivamente a diocese de Maiduguri a obras de reconstrução", revela a AIS.

Nos últimos nove anos, a rebelião islamita provocou, calcula-se, mais de 20 mil mortes na região, sendo que os terroristas não se confinam ao território nigeriano, e realizam também ataques, embora normalmente apenas na região fronteiriça, no Níger, Chade e Camarões.

Em resultado da violência extrema que tem caracterizado a actuação deste grupo islamita, quase 2,6 milhões de pessoas foram já obrigadas a abandonar as suas casas na Nigéria.

Educris|20.06.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades