Ângelus: «Ver Jesus por dentro, pelas suas chagas»

Na manhã deste Domingo o Papa Francisco refletiu sobre o desejo de ver Jesus e pediu aos cristãos para o verem por dentro através "das suas chagas" para dar ao mundo "frutos de justiça e de paz".

Leia na íntegra, a alocusão do Papa Francisco.

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (Jo 12, 20-33) relata um incidente ocorrido nos últimos dias da vida de Jesus. A cena ocorre em Jerusalém, onde Ele se desloca para a festa da Páscoa hebraica. Alguns gregos também chegaram para esta celebração ritual; Estes são homens animados por sentimentos religiosos, atraídos pela fé do povo judeu e que, tendo ouvido falar deste grande profeta, aproximam-se de Filipe, um dos doze apóstolos, e dizem-lhe: «Queremos ver Jesus» (v. 21). João dá enfase a esta frase, centrada no verbo ver, que no vocabulário do evangelista significa ir além das aparências para compreender o mistério de uma pessoa. O verbo que usa João, “ver", é chegar ao coração, chegar com a visão, com o entendimento até o íntimo da pessoa, dentro da pessoa.

A reação de Jesus é surpreendente. Ele não responde com um "sim" ou "não", mas diz: «Chegou a hora de glorificar o Filho do Homem» (v.23). Estas palavras, que primeiro parecem ignorar a questão destes gregos, realmente dão-nos a verdadeira resposta, porque aqueles que querem conhecer Jesus devem olhar dentro da cruz, onde a sua glória é revelada. Olhar para dentro para a cruz. O Evangelho de hoje convida-nos a voltar o olhar para o crucifixo, que não é um objeto ornamental ou um acessório de roupa - às vezes abusado! - mas é um sinal religioso a ser contemplado e compreendido. A imagem de Jesus crucificado revela o mistério da morte do Filho como o supremo ato de amor, fonte de vida e salvação para a humanidade de todos os tempos. Nas suas chagas, fomos curados.

Posso pensar: "Como olho eu para o crucifixo? Como uma obra de arte, para ver se é belo ou não belo? Ou olho para dentro, dentro das feridas de Jesus até ao seu coração? Olho para o mistério de Deus aniquilado até à morte, como um escravo, como um criminoso?”. Não esqueçais isto: olhemos para o crucifixo, mas vejamo-lo dentro. Há uma bela devoção de rezar um Pai Nosso por cada uma das cinco chagas: quando rezamos aquele Pai Nosso, procuramos atravessar as próprias chagas de Jesus adentro, dentro, direto ao seu coração. E ali aprenderemos a grande sabedoria do mistério de Cristo, a grande sabedoria da cruz.

E para explicar o significado da sua morte e ressurreição, Jesus serve-se de uma imagem e diz: «Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, permanece só; mas se morrer, produz muito fruto "(v.24). Pretende fazer-nos perceber que a sua entrega extrema -  isto é, a cruz, a morte e a ressurreição - é um ato de fecundidade – as suas chagas curaram-nos - uma fecundidade que dará frutos para muitos. Assim, compara-se ao grão de trigo que apodrecendo na Terra gera nova vida. Com a encarnação, Jesus veio à Terra; mas isto não basta; ele deve também morrer, para resgatar os homens da escravatura e do pecado e dar-lhes uma nova vida reconciliada no amor. Eu disse “para resgatar os homens”: mas para me resgatar, a ti, a todos nós, e a cada um de nós, ele pagou aquele preço. Este é o mistério de Cristo. Contempla as suas chagas, entra, contempla; vede Jesus, mas por dentro.

E este dinamismo do grão de trigo, realizado em Jesus, também deve ser realizar-se também em nós, seus discípulos: somos chamados a tornar nossa a lei da Pascal, do perder a vida para recebê-la nova e eterna. E o que significa perder a vida? Isto é, o que significa ser o grão de trigo? Significa pensar menos sobre si mesmo, sobre interesses pessoais e saber como "ver" e ir ao encontro das necessidades do nosso próximo, especialmente dos últimos. Realizar com alegria as obras da caridade sobre quantos sofrem no corpo e no espirito é o modo mais autêntico de viver o evangelho, é o fundamento necessário para que as nossas comunidades cresçam na fraternidade e no acolhimento reciproco. Desejo ver Jesus, mas vê-lo por dentro. Entra nas suas chagas e contempla aquele amor do seu coração por ti, por ti, por mim, por todos.

A Virgem Maria, que sempre manteve o seu coração atento ao seu Filho, desde a manjedoura de Belém até à cruz no Calvário, nos ajude a encontrá-lo e conhecê-lo assim como Ele deseja, para que possamos viver iluminados Dele, e levar ao mundo frutos de justiça e de paz.

Tradução Educris a partir do original em italiano

18.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades