Vaticano: «A ciência da Sede», como segunda meditação

Padre Tolentino Mendonça refletiu sobre a «ciência da sede», presente no livro do Apocalipse, e lembrou as várias sedes presentes no Humano.

No retiro que orienta na Casa "Divino Mestre" de Ariccia, ao Papa Francisco e à Curia Romana o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa alternou citações bíblicas com obras de teólogos, escritores, poetas e dramaturgos como Milan Kundera, Padre Henri de Lubac, Emily Dickinson, Eugène Ionesco, Saint-Exupéry para demonstar como podemos "estar tão próximos da fonte e vamos para tão longe, perdidos em desertos, em busca da torrente que nos mate a sede e ignorando assim ‘o dom que Deus tem para nos dar’".
Na sua meditação, e citado pelo portal de notícias do Vaticano, o padre e poeta português lembrou que nem sempre "é fácil reconhecer que sentimos sede porque esta é uma dor que se descobre pouco a pouco dentro de nós".
"Há uma violência no mundo e em nós mesmos que vem da sede, do medo da sede, do pânico de não ter as condições de sobrevivência garantidas. Nós revoltamo-nos uns contra os outros. A dor da nossa sede é a dor da vulnerabilidade extrema, quando os nossos limites nos comprimem", apontou.
Consciente do modo como a sociedade atual, através do "consumismo dos centros comerciais" tenta abafar a sede "impondo o consumo como critério de felicidade" e transformando "o desejo numa armadilha" o padre Tolentino Mendonça não deixou de lembrar a existência de um certo "consumismo na vida espiritual" que esquece as palavras de Jesus:
"O objeto do nosso desejo é uma entidade ausente, um objeto inesgotável. O Senhor, porém, não cessa de nos dizer: «Quem tem sede, venha; quem quiser, tome de graça da água da vida»".
O padre Tolentino Mendonça sustentou que no hoje da história "existem muitos modos de enganar as necessidades que nos dão vida e adotar uma atitude de evasão espiritual sem jamais, porém, se conscientizar de que estamos em fuga":
"Também aqui, como em outros âmbitos da vida, a verdadeira conversão não consistirá em belas teorias, mas em decisões que resultem de uma efetiva conscientização das nossas necessidades".
"Carregamos connosco tantas sedes. A sede é um património biográfico que somos chamados a reconhecer e do qual somos gratos. Depositemos em Deus a nossa sede".
Educris|19.02.2018
Imagem: Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades