Ângelus: «A Quaresma: Compromisso alegre a renovarmo-nos de acordo com o Batismo»

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste primeiro domingo da Quaresma, o Evangelho lembra-nos os temas da tentação, da conversão e da Boa Noticia. O evangelista Marcos escreve: «O Espírito levou Jesus ao deserto e ele permaneceu no deserto quarenta dias, tentado por Satanás» (Mc 1, 12-13). Jesus vai ao deserto para se preparar para a sua missão no mundo. Ele não precisa de conversão, mas, como homem, deve passar por esta prova, por Si mesmo, para obedecer à vontade do Pai, por nós, para nos dar a graça de superar a tentação. Esta preparação consiste em lutar contra o espírito do mal, isto é, contra o diabo. Também para nós, a Quaresma é um tempo de "desafio" espiritual, de luta espiritual: somos chamados a enfrentar o mal através da oração para poder, com a ajuda de Deus, superá-lo na nossa vida diária. Nós sabemos disto, o mal está lamentavelmente a trabalhar na nossa existência e à nossa volta, onde se manifesta a violência, a rejeição do outro, fechamentos, guerras e injustiças. Todas estas são obras do maligno, do mal.

Imediatamente após as tentações no deserto, Jesus começa a pregar o Evangelho, isto é, a Boa Nova, a segunda palavra. A primeira era "tentação"; A segunda, "Boa Nova". E essa Boa Nova exige ao homem conversão – terceira palavra - a fé. Assim anuncia: «O tempo está completo e o reino de Deus está próximo»; então renova a exortação: «Convertei-vos e acreditai no Evangelho» (v. 15), acreditai nesta Boa Nova de que o reino de Deus está próximo. Na nossa vida, precisamos sempre de conversão - todos os dias! -, e a Igreja coloca-nos a rezar por isto.  Na verdade, nunca estamos suficientemente orientados para Deus e devemos direcionar continuamente a nossa mente e o coração para Ele. Para fazer isto, devemos ter a coragem de rejeitar tudo o que nos desvia, os falsos valores que nos enganam atraindo sorrateiros o nosso egoísmo. Em vez disso, devemos confiar no Senhor, na sua bondade e no seu plano de amor para cada um de nós. A Quaresma é um momento de penitência, sim, mas não é um momento triste! É um momento de penitência, mas não é um momento triste de luto. É um compromisso alegre e sério para nos libertar do nosso egoísmo, do nosso homem velho, e renovar-nos segundo a graça do nosso Batismo.

Somente Deus nos pode dar a verdadeira felicidade: é inútil desperdiçar o nosso tempo procurando por outros lugares, nas riquezas, nos prazeres, no poder, na carreira ... O reino de Deus é a realização de todas as nossas aspirações, porque é, ao mesmo tempo, salvação do homem e glória de Deus. Neste primeiro domingo da Quaresma, somos convidados a ouvir atentamente e acolher este chamamento de Jesus a que nos convertamos e acreditemos no Evangelho. Somos exortados a começar com empenho o caminho até à Páscoa, para receber cada vez mais a graça de Deus, que quer transformar o mundo num reino de justiça, paz e fraternidade.

Que Maria Santíssima nos ajude a viver esta Quaresma com fidelidade à Palavra de Deus e com uma oração incessante, como Jesus fez no deserto. Não é impossível! Trata-se de viver os dias com o desejo de receber o amor que vem de Deus e quer transformar as nossas vidas e o mundo inteiro.

Tradaução Educris a partir do original em italiano

18.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades