CEECDF: D. António Moiteiro recorda D. António Francisco dos Santos

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) recorda irmão no episcopado como um “homem de fé” e um “trabalhador incansável na Educação Cristã” em Portugal.

Em declarações ao EDUCRIS D. António Moiteiro revelou estar a viver “um momento de surpresa mas também de fé”:

“Acredito sinceramente e plenamente que ao D. António Francisco se aplicam as palavras de São Paulo «combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora aguarda-me a merecida coroa, que me entregará, naquele dia o justo Juiz» [cf. 2Tm 4, 7,8].

O presidente da CEECDF recorda um “homem bom pastor que há imagem de Jesus Cristo procurou guardar e anunciar a transmitir a fé”.

“Nesta dimensão quero recordá-lo como um pastor próximo, solicito que vai à procura da ovelha perdida. Neste ponto D. António era um homem que nos momentos mais importantes da nossa vida estava sempre presente”.

D. António Francisco dos Santos foi presidente da CEECDF durante um triénio [ndr: 2011/2014]. O atual presidente da Comissão Episcopal lembra “o seu esforço e a sua preocupação em dotar a nossa Igreja de instrumentos válidos e necessários para a transmissão da Fé quer através da renovação dos catecismos quer com a disciplina de Educação moral e Religiosa Católica e sua regulamentação bem como com a escola católica do qual era defensor por considerar que esta era uma verdadeira oportunidade de construir uma sociedade mais justa e mais sã partindo dos valores do evangelho”.

Na hora da despedida o atual presidente da CEECDF afirmou ser esta a hora de “agradecer o dom da vida, do ser pastor à maneira de Jesus, e do gastar a vida pelo anúncio do evangelho. E porque ele era um homem de fé acreditava na bondade do ser humano. Era um homem que vivendo a sua fé a traduzia na bondade da sua vida”, sintetizou.

O atual bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos faleceu esta manhã na Casa Episcopal do Porto.

As exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.  O corpo de D. António Francisco dos Santos estará em Câmara ardente a partir das 17h00 de hoje. A Catedral estará aberta das 9h00 às 24h00, informa o site da diocese portuense.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades