Vaticano: «Paixão, discernimento e denúncia», as qualidades dos padres segundo o Papa

O Papa Francisco afirmou hoje que a "paixão, o saber discernir" e a capacidade de "denunciar o mal" as três qualidades que os padres devem ter. Na homilia da eucaristia a que presidiu na Casa de Santa Marta, no Vaticano, Francisco rezou por todos os presbíteros.

Tomando, como ponto de partida da sua meditação, o excerto da carta de São Paulo aos Coríntios Francisco indicou que a primeira caracteristica de um pastor deve ser o estar e ser "apaixonado". De tal modo que possa dizer às suas gentes:

"Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor divino. É divinamente ciumento, apontou o Papa para explicar que este amor pode, também ser chamado de "zelo apostólico".

Como segunda caracteristica o Papa argentino abordou o discernimento:

"O sacerdote é um homem que sabe discernir. Sabe que o pai da mentira é um sedutor", e, por isso "sabe discernir onde existem perigos, onde estão as graças… onde está a verdadeira estrada".

Para que o discernimento seja verdadeiro Francisco explicou que o pastor "acompanha sempre as ovelhas, nos bons e nos maus momentos, o pastor nunca abandona o seu rebanho", afirmou o Papa.

A terceira característica apontada pelo Papa foi a capacidade de "denunciar o mal":

"Um padre não pode ser ingénuo. A fidelidade de Jesus tem de ser defendida sempre com nome e sobrenome e isso significa, não poucas vezes, denunciar o que vai contra a vida".

No final o Papa apresentou um resumo das três qualidades:

"O zelo apostólico de Paulo, apaixonado, zeloso, é a primeira característica. O homem que sabe discernir porque conhece a sedução e sabe que o diabo seduz é a segunda característica. Um homem com capacidade de condenar as coisas que fazem mal às suas ovelhas é a terceira caraterística".

No final o Papa rezou:

"Rezemos por todos os pastores da Igreja, para que São Paulo interceda diante do Senhor, para que todos nós pastores possamos ter estas três características para servir o Senhor".

Educris|22.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades