Regina Coeli: Papa pede a paz para a Venezuela e reza pelo Egito

Menos de 24 horas após o regresso a Itália o Papa Francisco presidiu, nesta manhã do III Domingo de Páscoa, a uma celebração pelos 150 anos da Ação Católica Italiana. 

No final da celebração desta manhã Francisco rezou a oração mariana «Regina Coeli». Na sua meditação o Papa pediu o fim dos conflitos na Venezuela, rezou pela Macedónia, lembrou o "Domingo da Bíblia" na Polónia, agradeceu a vocação ao ensino de Leopoldina Naudet, que ontem foi beatificada e rezou por todos os cristãos e muculmanos do Egito agradecendo o acolhimento e pedindo a paz.

Leia, na íntegra, a meditação do Papa Francisco.

Queridos irmãos e irmãs,

Não deixei de receber relatórios sobre a situação dramática na Venezuela e o agravamento dos confrontos, com muitos mortos, feridos e prisioneiros. Enquanto me junto à dor das famílias das vítimas, à quais garanto orações de sufrágio, dirijo um premente apelo ao Governo e a todas as partes da sociedade venezuelana de modo a que seja evitado qualquer outra forma de violência, sejam respeitados os direitos humanos e se busquem soluções negociadas para resolver a grave crise humanitária, social, política e económica que está a destruir a população. Confiemos à Santíssima Virgem Maria a intenção de paz, reconciliação e democracia neste querido país. E oramos para todos os países que passam por sérias dificuldades, penso, em particular, por estes dias, na República da Macedónia.

Ontem, em Verona, foi beatificada Leopoldina Naudet, fundadora das Irmãs da Sagrada Família. Educada na corte de Ausburgo, primeiro em Florença e depois em Viena, sentiu desde pequena uma forte vocação à oração, mas também ao serviço da educação. Consagrou-se a Deus e, através de várias experiencias, formou em Verona uma nova comunidade religiosa sob a proteção da Sagrada Família. Ainda hoje esta comunidade está viva na Igreja. Unamo-nos á sua alegria e demos graças.

Hoje em Itália decorre o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração. Encorajo-vos a apoiar esta importante instituição, que continua a investir na formação de jovens para melhorar o mundo

A educação cristã é baseada na Palavra de Deus. É por isso que eu também gostaria de lembrar que hoje, na Polónia, há o "Domingo Bíblico". Nas igrejas paroquiais, nas escolas e nos meios de comunicação é lido publicamente uma parte da Sagrada Escritura. Desejo tudo de bom para esta iniciativa.

E vós, queridos amigos da Ação Católica no final deste encontro agradeço-vos a presença! E através de vós, saúdo todos os seus grupos de igrejas, famílias, crianças e jovens, os jovens e os idosos. Andai para a frente!

Estendo a minha saudação aos peregrinos que neste momento se juntaram a nós para a oração mariana, especialmente aqueles que vieram da Espanha, Croácia, Alemanha e de Porto Rico. Juntos voltamo-nos para Maria nossa Mãe. Agradecemos-lhe especialmente pela viagem apostólica ao Egito que acabo de fazer. Peço ao Senhor que abençoe todas as pessoas egípcias, tão acolhedoras, as autoridades e os cristãos e muçulmanos; e que concede a paz a este país.

 

Tradução: Educris a partir do original italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades