Fátima: D. António Moiteiro é o novo presidente da CEECDF

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida em Fátima até quinta-feira, elegeu hoje as presidências das suas sete comissões episcopais. Neste ano aconteceram mudanças em cinco.

De acordo com a agência Ecclesia a comissão Espiscopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF)  passa a ter como presidente D. António Moiteiro, bispo de Aveiro.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Para o setor do Laicado e Família foi eleito D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e para o das Vocações e Ministérios D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

D. João Lavrador, bispo da Diocese de Angra, assume a presidência da comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais para o triénio 2017-2020.

Do anterior triénio transitam, como presidentes, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, na comissão de Liturgia e Espiritualidade; e D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança, na Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

 

Perfil do novo presidente da CEECDF

D. António Moiteiro foi ordenado a 8 de Junho de 2012 na Sé da Guarda tendo servido a Arquidiocese de Braga até à sua nomeação, em 4 de julho de 2014, já com o Papa Francisco, como bispo da Diocese de Aveiro.

D. António Moiteiro nasceu na Aldeia de João Pires, do concelho de Penamacor, do Distrito de Castelo Branco e Diocese da Guarda, em 17 de maio de 1956. Frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda, sendo ordenado presbítero em 08 de abril de 1982.

Foi responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do ensino da Igreja nas escolas, do Secretariado Diocesano da Educação Cristã e Coordenador da Pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do Conselho de Pastoral.

Fez a licenciatura em teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia de San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca.

Entre 1994 e 1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em teologia pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993».

De entre as suas várias publicações destacam-se as que se dedicam à catequese e à formação de catequistas: - 1991 – Como membro da equipa que elaborou os catecismos do programa nacional de Catequese, ‘Jesus gosta de Mim’ (1º ano) e ‘Estou com Jesus’ (2º ano); 1998 – ‘Guia de leitura do Diretório Geral de Catequese’; 1998 – ‘Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993’; 2003 – ‘A catequese na Diocese da Guarda’; 2006 – ‘Procuramos o rosto de Deus’ e ‘Celebramos o encontro com Cristo’.

Presentemente era vogal da Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e da Comissão da Missão e Nova Evangelização.

Escolheu para seu lema episcopal: - "É preciso que Jesus reine" (1 Cor. 15, 25).

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades