Coimbra: Simpósio reflete sobre «Afetividade, Sexualidade e identidade Pessoal»

Corpo Nacional de Escutas vai aprofundar temática, em diálogo com o pensamento cristão

A Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe, a 28 e 29 de janeiro, o Simpósio «Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal». Dirigido a escuteiros, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, e demais agentes educativos, a iniciativa quer ser “contributo para o pensamento e ação do escutismo católico e da Igreja, sobre o tema da Afetividade e Sexualidade Humanas”, e apresentar propostas de “formação e reflexão em diálogo com o pensamento cristão”.

“Queremos criar um espaço de diálogo e partilha nos contextos social, escutista, eclesial e académico. Para isso contamos com 10 especialistas, de diferentes áreas do saber, que vão ser protagonistas e que ajudarão a identificar os diversos lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade pessoal”, lê-se o comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Nascido dentro do projeto ‘Entre Linhas’, uma iniciativa do Escutismo Católico Português, o Simpósio quer ajudar a “capacitar os dirigentes a pensarem e agirem, no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas”, num trabalho “cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens”.

Durante dois dias, a iniciativa vai permitir aos participantes tomar parte de “diversos diálogos cruzados e conferências plenárias”, entre especialistas de várias áreas do conhecimento.

“A sexualidade, como espaço de identidade e relação, dimensão integrante de cada jovem, que o define e condiciona no seu crescimento, é hoje um campo educativo que reclama uma atenção especial por parte do CNE, sempre preocupado em apresentar leituras da realidade e propostas educativas relevantes em linha com os questionamentos de cada tempo e geração”, completa a nota.

O Simpósio conta com oradores especialistas de 10 diferentes áreas do saber. Susana Sá, Carlos Costa, Américo Pereira, Maria Manuel Vieira, Sandra Ribeiro, João Barbosa de Melo, Juan Ambrosio, João Duque, Miguel Vale Almeida, Inês Espada Vieira e Jorge Teixeira da Cunha irão protagonizar diversos diálogos cruzados e conferências plenárias que ajudarão a identificar os diversos lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade pessoal. 

 

Programa Completo

A iniciativa, do Corpo Nacional de Escutas, conta com o apoio da Fundação Porticus e tem como parceiros a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Movimento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.

As inscrições decorrem em formulário online até ao próximo dia 22 de janeiro de 2023.

Educris|18.01.2023


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades