«Red Week» iluminou mais de 600 edifícios em todo o mundo

Iniciativa decorreu em várias cidades do mundo e lembrou perseguição aos cristãos

Mais de seis centenas de edifícios estiveram iluminados de vermelho um pouco por todo o mundo, entre os dias 16 e 23 de novembro, numa iniciativa global da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

“Em vários continentes e em pelo menos 17 países, houve igrejas ou monumentos que se associaram e que, por estarem iluminados, procuraram lembrar, dessa forma, a cor do sangue dos mártires e a perseguição aos cristãos nos tempos atuais”, explica a AIS em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Num iniciativa global a AIS dá conta de “170 igrejas e catedrais iluminadas na Alemanha”, cerca de “145 edifícios na Áustria”, com destaque para o próprio Parlamento, e “141 nos Países Baixos”.

“Em Portugal, por exemplo, além do monumento ao Cristo Rei, em Almada, Diocese de Setúbal, houve várias paróquias que se associaram à Fundação AIS”, revelam.

Ao longo da ‘#RedWeek’ a Fundação AIS organizou “conferências, vigílias, momentos de oração” bem como o “lançamento do mais recente relatório sobre perseguição aos cristãos no mundo”.

Também o Papa Francisco, a 23 do passado mês de novembro, saudou um grupo de peregrinos polacos que se encontravam em Roma, pelo facto de o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, na Polónia, se ter também iluminado de vermelho.

“Estou-vos grato por se unirem nestes dias aos Cristãos perseguidos em todo o mundo, participando na iniciativa da Semana Vermelha e rezando por eles, de uma forma especial no Santuário de Jasna Góra”, disse o Papa.

“Que a Mãe de Deus lhes conceda a plena liberdade e a consolação no seu sofrimento. Abençoo-vos com todo o meu coração”, acrescentou.

De acordo com números provisórios disponibilizados pelos diversos escritórios nacionais da Fundação AIS, calcula-se que cerca de 10 mil pessoas participaram nos eventos organizados pela instituição em todo o mundo.

Educris|02.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades