Igreja: Projecto «Cuidar» realiza primeiro encontro

Iniciativa realiza-se a 29 de junho, em Lisboa, e reúne especialistas que refletem sobre o “risco e o cuidado” no acompanhamento de menores

A biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, acolhe, na próxima quarta-feira, o primeiro encontro do projecto «Cuidar».

A iniciativa, que resulta de um projeto investigação e extensão universitária promovido pelo CEPCEP, o Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo “apoiar as organizações católicas que trabalham com crianças e jovens no desenvolvimento de uma cultura de bom trato usando abordagens centradas na criança e no seu bem cuidar”.

A sessão d abertura conta com a presença de Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, Henrique Borges, da Associação Portuguesa dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), o irmão José Pedrinho, da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, e Rodrigo Queiroz e Melo, da entidade promotora.

O padre Luís Marinho é o convidado para a primeira conferência refletindo sobre o tema «Fundamentos do Cuidar». Segue-se a reflexão do padre João Eleutério, Rita Mendonça Leite e Alfredo Teixeira, docentes da UCP, que apresentam o tema «Compreender o abuso: uma anatomia do poder eclesiástico». Rita Agulhas apresenta o tema «Compreender a vítima: como cuidar no momento da denuncia». Segue-se, ainda na parte da manhã, a apresentação do livro «Uma Anatomia do Poder Eclesiástico» que reúne “sete estudos de autores portugueses a propósito da questão dos abusos sexuais na Igreja Católica”.

A manhã termina com o tema «Suspeitas e denuncias: como comunicar para dentro para fora», a cargo de Pedro Gil e Rita Carvalho.

A tarde inicia-se com a intervenção do padre Barry O’Sullivan, sacerdote irlandês, e autor do estudo «The Burden of Betrayal», que vai refletir sobre «O impacto da crise nos padres não abusadores».

Seguem-se dois exemplos de boas práticas, a partir dos sistemas internos de proteção e cuidado de uma escola pública e de uma escola privada, e apresentação de “dois serviços de escuta”, o Entorno Seguro, de Espanha, e o SOS Voz Amiga, de Portugal.

Já no passado mês de fevereiro o Sector da Catequese, do Patriarcado de Lisboa, promoveu uma formação com o «Projecto Cuidar» para "párocos e catequistas" acerca do tema. 

A inscrição para participar pode ser realizada aqui.

Educris|27.06.2022

Educris|27.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades