Domingo da Palavra: Vaticano lança recurso pastoral para a celebração

Editora Paulus disponibiliza versão portuguesa

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério do Vaticano responsável pela Catequese, acaba de disponibilizar uma “ajuda litúrgico-pastoral” para a vivência do «Domingo da Palavra», que a Igreja celebra no próximo domingo, dia 23 de janeiro.

“Este domingo quer destacar a presença do Senhor na vida do homem. Ele realmente caminha com ele e está presente através da Palavra, como se expressa no logotipo do domingo, inspirado na história bíblica dos Discípulos de Emaús, no seu caminho, para refazer a Escritura com o Senhor, deixando-se ensinar e iluminar”, refere o organismo da Santa Sé em comunicado.

O «Domingo da Palavra» foi estabelecido pelo Papa Francisco através do Motu Proprio «Aperuit Illis», em 2019.

Com o título «Feliz de quem escuta a Palavra de Deus», a obra, conta com cerca de 50 páginas, e pretende “iluminar os leitores para uma melhor compreensão da Sagrada Escritura”, completa.

SNEC associa-se a Domingo da Palavra

Nesta terceira celebração o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido (3,5 euros)

“O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Durante as próximas duas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo que a “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos" possa ser "uma oportunidade para redescobrirmos a beleza e os ensinamentos da Bíblia". 

Papa Francisco celebra Eucaristia

A Santa Sé (Vaticano) informa que o Papa Francisco preside, a 23 de janeiro, à eucaristia que assinala o Domingo da Palavra de Deus. Durante a celebração, que tem lugar às 9h30 locais, menos uma hora em Portugal continental, vai ser instituído o rito de leitor e, pela primeira vez, o ministério de catequista.

Educris|19.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades