Hungria acolhe Congresso Eucarístico Internacional

Portugal conta com representação de 26 participantes

A cidade de Budapeste acolhe, até ao próximo dia 12 de setembro, o 52º Congresso Eucarístico Internacional sob o tema «Todas as minhas fontes estão em Ti. A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã».

Em declarações à imprensa internacional o padre Kornél Fábry, secretário-geral do evento, considera que esta edição pretende “fortalecer a fé dos católicos e sublinhar que a vida eterna é real”.

“O Congresso Eucarístico é uma festa com uma enorme herança, e com Jesus na ribalta”, apontou.

A capital húngara, volta a receber os participantes, vindos de 70 países, numa organização que deve contar com 5 mil delegados internacionais pertencentes a diversos movimentos católicos.

De Portugal a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) com o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), organizou a nível nacional a participação da Igreja presente em Portugal neste Congresso, cuja representação conta com 26 elementos provenientes das dioceses do Algarve, Aveiro, Braga, Bragança-Miranda, Évora, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Vila Real e Viseu.

A delegação portuguesa conta com a presença de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e Delegado da CEP para os Congressos Eucarísticos Internacionais, o qual foi convidado para presidir à Eucaristia, em língua portuguesa, no dia 8 de setembro na igreja Angyalföldi Szent László, revela, em comunicado o SNL.

“Desejamos que o 52.º Congresso Eucarístico Internacional seja um autêntico sinal de fé, de esperança e de caridade para a Europa e para todo o mundo, porque a Eucaristia é sacramento que forma o corpo eclesial e é «fonte e centro de toda a vida cristã» (LG 11)”, deseja a delegação portuguesa.

A 12 de setembro o Papa Francisco encerra o Congresso Eucarístico Internacional com a celebração da eucaristia na praça dos Heróis, a mesma que em 1938 acolheu a eucaristia de encerramento do evento com a presença do futuro Papa São João XXIII, na época delegado do Papa Pio XI ao Congresso.

Educris|06.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades