Igreja: «Semana da Vida» realiza-se de 9 a 16 de Maio

«A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos» é o tema da edição deste ano

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), órgão da Conferência Episcopal Portuguesa, organiza a «Semana da Vida 2021».

Sob o tema «A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos», a iniciativa desafia os católicos a “gastar a vida com os outros” e a “cuidar da casa comum”, através do “cuidado e da educação com os filhos, os jovens, idosos e família”.

“Celebrar a Semana da Vida é não ficarmos confinados a alguns dias, mas um caminho que se abre a que sejamos capazes de não ficarmos estagnados, mas a encetarmos um caminho feito de entusiasmo e alegria, onde a rotina dá lugar à surpresa, onde o lamento dá lugar à esperança, onde a coragem é mais forte que o desânimo, onde o encontro quebra a solidão, onde o tocar a vida nos conduz ao cuidado”, explica o padre Francisco Ruivo, assistente nacional do DNPF.

Para o responsável o tempo de pandemia “permitiu redescobrir a nossa fragilidade” e “saborear a vida como um bem tão precioso”.

“Foi-nos possível redescobrir o sentido da família, onde a vida acontece, a valorizarmos a importância dos amigos, quando tantas crianças e jovens se viram privados de se encontrarem, o lugar dos idosos na família e na sociedade, marcados por uma profunda solidão, mas no qual fomos sentindo a necessidade e o valor do encontro”.

Para a «Semana da Vida 2021» o DNPF disponibiliza um guião com propostas culturais, de ação e oração para casa um dos dias. D. António Couto, bispo de Lamego, vai

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar publicou um guião com diversas sugestões de oração, propostas culturais e de ação e oração para cada dia. Os vários departamentos diocesanos promovem webinars com os departamentos diocesanos, com destaque para a conferência com D. António Couto, bispo de Lamego, a 11 de maio.

Todos os dias a «Semana da Vida 2021» inicia-se com um vídeo de introdução ao tema, por D. José Tolentino Mendonça, cardeal e poeta português. A semana termina com uma Eucaristia presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Educris|03.05.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades