Vaticano: Papa institui «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos» no IV Domingo de Julho

Celebração vai realizar-se na proximidade da festa dos santos Joaquim e Ana

O Papa Francisco anunciou, hoje, a instituição da celebração do “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, que terá lugar na Igreja inteira todos os anos no quarto domingo de julho, na proximidade da festa dos Santos Joaquim e Ana, os “avós” de Jesus.

Partindo da a Festa da Apresentação de Jesus no Templo onde dois idosos, Simeão e Ana, reconhecem em Jesus o Messias, Francisco afirmou que “ainda hoje o Espirito Santo suscita pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos” e sustentou que “a sua voz é preciosa porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos”.

Assim a celebração do «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos» pretende “recordar e celebrar o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé”, disse o papa.

Numa sociedade onde os avós e os idosos “são muitas vezes esquecidos” Francisco pretende recuperar a sua importância enquanto guardiães das “raízes e da sua transmissão” às novas gerações.

Tal como apontam as escrituras sagradas o Papa considera que “é importante que os avós se encontrem com os netos e que os netos se encontrem com os avós, porque - como diz o profeta Joel - os avós diante dos netos sonharão, terão ilusões [grandes desejos], e os jovens, haurindo força dos avós, seguirão em frente, profetizarão”, concluiu.

Educris|31.01.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades