Moçambique: «Será que é muito pedir paz?», pergunta Bispo de Pemba (c/vídeo)

D. Luiz Fernando Lisboa apela ao fim dos conflitos em Cabo Delgado

O Bispo de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, pediu hoje a paz para a região norte de Moçambique que “é alvo de ataques de grupos terroristas ao longo dos últimos três anos”.

Em entrevista à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) o prelado fala mesmo “de uma guerra que já dura há três anos” e que provocou já mais de dois mil mortos e cerca de meio milhão de refugiados.

Em novo apelo à paz o bispo de Pemba denuncia a situação catastrófica em que se encontra a região norte de Moçambique.

“Estes ataques levaram a mais de meio milhão de pessoas deslocadas precisam de tudo! De alimento, roupa, medicamentos, panelas, precisam de atenção, de um lugar para morar, de tudo. É uma guerra que tem trazido muito sofrimento a todos nós”, lamenta.

No meio do conflito a Igreja tem assumido o papel de auxílio das populações “que ficaram de mãos vazias”.

“Estas populações que já viviam com grandes dificuldades e agora, por causa da violência armada, ficaram mesmo de mãos vazias. Este terrorismo tem feito sofrer a nossa população, tem adiado os sonhos de muita gente”, denuncia o prelado.

Na entrevista D. Luiz Lisboa lembra que como cristãos “não podemos ser indiferentes ao sofrimento, à dor, à morte de tantos irmãos e irmãs nossos” e pede a ajuda da comunidade internacional para a resolução do conflito.

27.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades