III Domingo do Advento: «E nós que devemos fazer?»

1. Como tivemos oportunidade de ver e de sentir, o Evangelho do Domingo II do Advento (Lucas 3,1-6) rasga este mundo ao meio de forma clara e impiedosa. Diz o narrador, com a precisão do bisturi, que a Palavra de Deus passa ao lado dos senhores deste mundo, e cita Tibério César, Pilatos, Herodes Antipas, Filipe, Lisânias, Anás e Caifás, e nós podemos sempre atualizar esta lista, incluindo nela outros nomes e o nosso também. Aí está o golpe a sangrar do bisturi de dois gumes que é a Palavra de Deus (Salmo 149,6; Juízes 3,16-22; Hebreus 4,12). Então, a Palavra de Deus passa ao lado deste mundo rico e poderoso, autorreferencial, impiedoso, insensível e indiferente, e, para espanto nosso, vai cair sobre um pobre, João Batista, que não habita em palácios, mas no deserto! Com esse bisturi da Palavra, João Batista pode sempre limpar (João 15,3) o silvado que nos enche os ouvidos, lavar as gorduras que embotam o nosso humano coração e desfazer, com o martelo pneumático, o pedregulho que petrifica o nosso quotidiano.

2. Aí está, então, no Evangelho deste Domingo III do Advento (Lucas 3,10-18), outra vez João Batista em cena, irrompendo agora com o bisturi da Palavra direto aos ouvidos dos homens deste tempo, ouvidos obstruídos por mato e por silvas, anunciando que o tempo está maduro para limpar a eira e recolher o trigo, que a hora é de frutos novos!

3. «E nós que devemos fazer?» (Lucas 3,10.12.14), perguntam as multidões, os publicanos, os soldados. Perguntamos nós também. Responde João Batista, que acaba de abrir caminho por entre o mato e as silvas que obstruem o caminho que vai dos nossos ouvidos até ao nosso coração empedernido: vós não vos canseis de dar, não roubeis, não pratiqueis a injustiça, não façais violência! Amai! Reparemos que todos os frutos de conversão que João Batista menciona e reclama se referem sempre ao nosso comportamento para com o próximo. Fica claro que a conversão, isto é, o nosso voltar-se para Deus, passa sempre pelos nossos gestos para com o próximo, nomeadamente pela partilha para além do impensável. Se eu tenho duas túnicas, e o meu próximo nenhuma, devo dar-lhe uma. Fica então claro que, nesta nossa sociedade, em que poucos têm muito, muitíssimo, quase tudo, e os outros nada, andamos a brincar com o Evangelho!

4. Mas este verbo «partilhar» é terrível. Sem darmos por isso, é a última palavra que queremos ouvir. Na verdade, «partilhar» desvenda e despoja-nos da nossa falsa boa vontade, da nossa generosidade virtual, do nosso vão sentimentalismo religioso, enfim, da nossa hipocrisia. Partilhar não é «depositar» nos outros apenas o supérfluo, as sobras. Dar o que sobra não tem a marca de Deus, não é fazer a verdadeira memória de Jesus, que se entregou a si mesmo por nós (Efésios 5,2), por mim (Gálatas 2,20). O supérfluo deixa a vida intacta. O dom de si mesmo transforma a vida para sempre. Mas João Batista, verdadeiro guardião da fronteira entre este mundo que passa e o mundo que vem, anuncia também uma Presença nova, a d’Aquele-Que-Vem, com o Espírito, que dá a vida verdadeira: ei-lo que vem, o noivo, o esposo, aquele de quem eu, diz João Batista, não tenho o direito nem o poder de desatar a correia da sandália!

5. Desatar a correia da sandália. Não é de um simples gesto de humildade que se trata. A sandália leva-nos para o campo do direito de posse e também do direito matrimonial. Basta ler o Livro do Deuteronómio 25,5-9 sobre a Lei do Levirato e o Livro de Rute 4,7-10 acerca do casamento de Booz com Rute. O noivo, que é o primeiro a ter o direito de desposar a noiva, se quiser prescindir desse direito em favor do segundo, tira a sua própria sandália (ou é-lhe retirada) e entrega-a ao segundo na ordem do direito. Era esta a prática do direito matrimonial no antigo Israel. João Batista não pode desatar a sandália daquele que tem o direito à noiva. Só este é que é o noivo, o esposo. João Batista não é o noivo, mas indica-o. Ei-lo que está a chegar! O esposo é Cristo. E a esposa é do esposo. A hora é de alegria, é de amor, é de frutos de alegria e de amor!

6. Portanto, «Alegrai-vos sempre no Senhor!», porque «o Senhor está próximo!», grita de alegria o Apóstolo Paulo aos ouvidos dos cristãos de Filipos (Filipenses 4,4-7). E a lição é para nós também.

7. E o Profeta Sofonias (3,14-18) mantém alta a tonalidade festiva: «Rejubila, filha de Sião!,/ Solta gritos de alegria, Israel!»,/ «porque o Senhor está no meio de Ti!». Também este intenso convite é para nós, hoje, e deve ser vivido por nós, hoje e aqui, reunidos em assembleia litúrgica festiva, que confessamos uma e outra vez: «Ele está no meio de nós!».

8. Sempre em tom de festa e de alegria, o Salmo Responsorial, hoje um hino de louvor retirado de Isaías 12,3-6, deixa a nossa alma cheia de canções, fazendo-nos repetir (e nós repetimos o que amamos): «Povo do Senhor, exulta e canta de alegria!», ou «Exultai de alegria, porque está no meio de vós o Santo de Israel!». Sim, o povo de Deus, a sua Igreja Una e Santa, vive da música de Deus, cantando com um dos mais belos versos da inteira Escritura: «Minha força e meu canto Yah!» (Salmo 118,14; Isaías 12,2; cf. Êxodo 15,2). Yah de YHWH, como quando cantamos «Alelu-yah!» [= Louvai Yah], louvai Deus, o nosso Deus, Aquele que está no meio de nós, hoje e sempre, operando maravilhas.

9. Por tudo isto, e não é pouco, este Domingo III do Advento é chamado «Domingo laetare», «Domingo da alegria». Que o seja de verdade nos nossos corações. Deixemo-nos, então, atravessar pela Alegria, e sintamos bem fundo, para além da capa do nosso sentimentalismo religioso, o bisturi da Palavra de Deus e o martelo pneumático do Espírito.

 

São estes os caminhos do Advento,

cheiinhos do vento do Espírito,

que derruba as folhas secas das árvores,

e nos faz ver

que somos todos como a erva,

e a nossa glória não é mais do que a flor da erva.

Mas seca a erva e murcha a flor,

e nós passamos.

 

Sim, estamos de passagem.

Mas sentimos no rosto,

ou talvez no coração,

a tua aragem mansa,

que nos enche de paz e confiança.

 

O Advento é uma escola de esperança

e de oração,

de coragem e de alento.

O Advento é uma viagem

até ao nascimento

do menino de Belém,

lá, e dentro de nós também.

 

António Couto



Recursos:
Catequese Missionária - Adolescência:Download Documento
Catequese Missionária - Infância:Download Documento
Orientações para a Catequese:Download Documento
JNC18: Reportagem Educris:
JNC18: Homilia de D. António Moiteiro na eucaristia de encerramento das Jornadas:
JNC18: Conclusões das Jornadas Nacionais de Catequistas:Download Documento
JNC18: «Conclusões»:
«Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», por Maria Luísa Boléo:
JNC18: «Catequista: Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
JNC18: «Primeiro Anúncio e Discipulado: Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», por Maria Luísa Boléo:
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves :
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves

Ouça e leve consigo as «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves nas Jornadas Nacionais de Catequistas

Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «Catequista:Discípulo e acompanhante», proferida elo diácono Paulo Campino nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2018.

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:
JNC18: «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo padre Joaquim Ganhão:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «A palavra de Deus lida, refletida e rezada» proferida pelo padre Armindo Vaz, da UCP, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018.

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»

Ouça e leve consigo, em podcast, o áudio da conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»

Ouça e leve consigo a conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia» proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «Homilia de D. António Moiteiro na abertura das Jornadas Nacionais:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão

Ouça e leve consigo a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», proferida pelo padre Joaquim Ganhão nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:Download Documento
JNC18: «Primeiro anúncio e discipulado - Tema 1 do curso «Ser catequista Hoje»:Download Documento
JNC18: Plano de formação de catequistas, Maria Luisa Boléo:Download Documento
JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro subordinada ao tema «O Plano de Formação de Catequistas, 2018»

JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:Download Documento
EC: Alocução de D. Manuel Pelino Domingues:
EC: IV Peregrinação da Escola Católica:
EC: Melhores Momentos:
Revista Mensagem - Especial Ano missionário:Download Documento
Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2018:Download Documento
Conclusões do II Congresso Internacional da Catequese:
Mensagem do Papa Francisco aos Catequistas:Download Documento
Interioridade: A «revolução da Toalha»:
IV Peregrinação das Escolas Católicas - Cartaz:Download Documento
JNC18: Ficha de inscrição:Download Documento
Concurso «Eu Posso!»:Download Documento
Catálogo FSNEC 2018/19:Download Documento
Balanço do ano letivo 2017/18:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas»:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas» :
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos:
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos

Ouça a reflexão de D. Manuel Pelino Domingues, vogal da CEECDF e Bispo emérito do Santarém aos cerca de 4500 alunos presentes no XVIII Interescolas do 1º ciclo que se realizou em Fátima a 25 de maio de 2018.

XVIII Interescolas do 1º Ciclo: «Sorri para Mim!»:
Melhores imagens do Encontro:
«Coimbra, cidade do Amor»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»

Ouça as declarações do professor de EMRC, Luís Silva, após a vitória da 3ª edição do Bíblia Moov.

Flash Video: «Coimbra, cidade do amor»:
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - ficha de inscrição 2018:Download Documento
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - Cartaz 2018:Download Documento
VIII ENES: Melhores imagens do «DESA(R)MA_TE!»:
VIII ENES: Ser protagonista no Mundo para construir a «Civilização do Amor»:
VIII ENES: Alocução de D José Traquina, Bispo de Santarém:
ENC18:Homilia na Eucaristia de encerramento:
ENC18: «A formação de catequistas: perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) no 57º Encontro Nacional de Catequese, sob o tema «Catequista: Identidade e Missão».

ENC18: Um novo projeto de formação e a necessidade de ser discípulo:
ENC18: «A Alegria de ser Catequista»:
ENC18: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»

Ouça e leve a consigo a partilha e testemunho de Maria Luísa Boléo na conferência «A Alegria de ser Catequista», proferida no 57º Encontro Nacional de Catequese

Áudio: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «O discipulado no Novo testamento»

OUça e leve consigo em mp3 o áudio da conferência de D. José Ornelas, Bispoda diocese de Setúbal, no 57º Encontro Nacional de Catequese que decorreu em Setúbal de 3 a 6 de abril de 2018.

Reportagem: II Jornadas Locais das Escolas Católicas - Santo Tirso:
Braga: «Como é que a Escola Católica Anuncia Jesus Cristo?»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»

Ouça e leve consigo a conferência de Eduardo Duque, sociólogo, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.

Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Luís Miguel F. Rodrigues sob o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância», proferida nas Formações (inter) diocesanas, 2018

Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Mensagem de D. Jorge Ortiga aos professores de EMRC:
«Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Fabrizia Raguso, psicóloga,  nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Verdade, Ciência e Religião:Download Documento
JLEC 2018: «Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
«O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»

Conferência de Helena Gil Costa, socióloga e master em Criatividade Aplicada Total, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
 
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. Joaquim Mendes perante mais de 100 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram no Estoril, no Patriarcado de Lisboa.

II edição das Jornadas Locais 2018-Estoril:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:
Celebração para o Dia dos Pastorinhos:Download Documento
Tempo de adoração eucarística: 24 horas para o Senhor:Download Documento
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. António Moiteiro perante mais de 150 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram em Aveiro.

«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 2:
«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 1:
1ª edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas - Calvão:
Homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão

Ouça e leve consigo a homilia de D. António Moiteiro aos participantes das Jornadas Locais das Escolas Católicas do centro que decorreu no Colégio de Calvão, em Vagos.

VIII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento
Santarém: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Lisboa: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.

III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:
Angra: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Edição de Viseu analisou adolescência e infância:
«Uma missão mais do que uma profissão»:
«Uma missão mais do que uma profissão»

Ouça a alocução de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na formação (inter) diocesana de professores de EMRC que decorreu em Viseu a 27 de janeiro de 2018

«Ser testemunho de Jesus»:
«Ser testemunho de Jesus»

Alocução de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, aos professores de EMRC reunidos na formação interdiocesana de 27 de janeiro de 2018

O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados:Download Documento
São Francisco de Sales:
Santo Estevão:
«A Alegria do Encontro»:Download Documento
Questionário Viseu:Download Documento
Questionário Gaia/Porto:Download Documento
Questionário Almada/Setúbal:Download Documento
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:
Discurso do Papa Francisco à Associação Italiana de Professores Católicos:Download Documento
«Porque é que os cristãos devem espalhar a paz?»:
«Sustentabilidade, um novo princípio social?»:
«Relação do Estado português com o ensino não estatal – uma teoria desprovida de práxis»:Download Documento
«Da Populorum Progressio à Laudato Si»:Download Documento
Santarém: Proposta de Advento 2017:Download Documento
Santarém: Calendário de Advento 2017:Download Documento
SS17: Catequese Adolescência:Download Documento
SS17: Catequese infância:Download Documento
Áudio: Balanço e desafios para a catequese:
Áudio: Balanço e desafios para a catequese

Ouça e leve consigo a reflexão de Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese, com o balanço e os desafios deixados pelas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»:
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»

Ouça e leve consigo a conferência «O Encontro com Jesus Cristo» proferida pelo padre José Frazão SJ nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»

Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues

Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)

Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»:
Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»

Veja, ou reveja, a reflexão «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado» que o padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, trouxe às Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2017:Download Documento
JNC 2017: Ficha de inscrição:Download Documento
Planificador anual de catequese - ao ritmo da liturgia:Download Documento
1º Encontro da Catequese 2017:Download Documento
Ferramenta para a planificação anual da catequese:Download Documento
AP: A propósito da ideologia de Género:Download Documento
Estatísticas das Escolas Católicas 2016/2017:Download Documento
Catálogo FSNEC 2017/18:Download Documento
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Ouça a parte 1, a parte 2

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Ouça, também, a parte 1

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»:
«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»

Ouça o painel «A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre» proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»:
«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»

Ouça a conferência do padre João Seabra proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas»:Download Documento
Ficha de inscrição:Download Documento
01. Revista Mensagem - Especial Centenário das Aparições:Download Documento
02. Como implementar a caminhada CENTENÁRIO de FÁTIMA:Download Documento
03. Guião para elaborar o Roteiro do Peregrino:Download Documento
04. Bússola - A Mensagem:Download Documento
04. Bússola para escrever o roteiro do Peregrino - word:Download Documento
05. Roteiro do Peregrino - nos passos dos pastorinhos:Download Documento
06. Testemunhos dos pastorinhos para o dia da mãe:Download Documento
13. Maria, caminho para Jesus:Download Documento
12. Maria, convite à conversão - oração em família:Download Documento
Anexo 1 - Aula 1:Download Documento
Anexo 3 - Aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PPT:Download Documento
Ilustrações - 3º e 4º ano:Download Documento
Ilustrações:Download Documento
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»

Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»:
Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»

Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017

Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»

Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC

Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»

Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto» :
Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»

Ouça e leve consigo a conferência «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto», proferida por Berta Catalão, médica de Família na formação de docentes de EMRC, 2017.

Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano"

Ouça e leve consigo a conferência "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano" por Filipe Almeida, médico e membro da Academia Pontifícia para a Vida, durante a Formação dos docentes de EMRC 2017.

Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola:
Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola

Ouça e leve consigo a conferência de Micael Pereira, jornalista do Expresso, subordinada ao tema «Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola», proferida na formação de docentes de EMRC, Porto - 2017

Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana"

Ouça e leve consigo a conferência "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana" proferida por Helena Marujo, ISCSP, durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z", dirigida a docentes de EMRC

Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade"

Ouça e leve consigo a conferência do professor Américo Pereira, Formação para docentes de EMRC 2017, por Américo Pereira, professor da faculdade de Ciências Humanas da UCP durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z"

Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»:
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»

Ouça e leve consigo a conferência «A família como fermento evangelizador da sociedade» proferida por José Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família» :
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família»

Ouça e leve consigo a palestra do casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»:
Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»

Ouça a conferência de D. António Marto, subordinada ao tema «Maria, mãe, discípula e educadora», proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016

Ouça e leve consigo a homilia de D. Manuel Pelino Domingues na eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Educar para a Interioridade:Download Documento
10M: Apresentação da Operação:Download Documento
Apresentação do Projeto:Download Documento
"Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço ao povo de Deus":Download Documento
Apresentação resumo de "Educar hoje e amanhã- Uma paixão que se renova":Download Documento
APEC: formação em Código do Trabalho:Download Documento
APEC: "Novas Regras do Código de Trabalho":Download Documento
Fórum EMRC 2014:Download Documento
XII Congresso das Escolas Católicas:Download Documento
PPT "As Catequeses da Fé":Download Documento
APEC: Formação para docentes e funcionários:Download Documento
outubro mês das missões:Download Documento
Despertar da Fé:Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (2ª parte):Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (1ª parte):Download Documento
Despertar da Fé com os Pastorinhos:Download Documento
Criação e Evolução:Download Documento
Apresentação: Fé e Ciência:Download Documento
Óscar Alonso:Diferentes modelos Pastorais em Escola católica:Download Documento
Óscar Alonso: "Projetos e práticas pastorais na escola Católica":Download Documento
Óscar Alonso: Cinco ambitos para os projectos de pastoral em escola católica:Download Documento
Material de Apoio à formação:Download Documento
XVII Congresso da OIEC:Download Documento
Braga: Plano de Formação 2011/2012:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Condenação de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Mensagem de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - A água na arte e Baptismo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - Funções da Água:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Os grupos:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Livros da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Decálogo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - À descoberta da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - A Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Meninos de Todas as Cores:Download Flipchart
Unidade Lectiva 12 - A Dignidade do Trabalho:Download Documento
Unidade Lectiva 9 - A Comunidade dos Crentes em Cristo:Download Documento
Unidade Lectiva 7 - Ciência e Tecnologia:Download Documento
Unidade Lectiva 6 - Um Sentido para a Vida:Download Documento
Unidade Lectiva 5 - Os Novos Movimentos Religiosos:Download Documento
Unidade Lectiva 4 - A Civilização do Amor:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Ética e Economia:Download Documento
Unidade Lectiva 2 - Valores e Ética Cristã:Download Documento
Unidade Lectiva 1 - Política, Ética e Religião:Download Documento
9º Ano - Horizontes de Esperança:Download Documento
8º Ano - Livres para Amar:Download Documento
7º ano - Desafios:Download Documento
6º Ano - Nós e o Mundo:Download Documento
5º Ano - Caminhos de Encontro:Download Documento
4º Ano - A Luz da Vida:Download Documento
3º Ano - O Grão de Trigo:Download Documento
2º Ano - O Tesouro:Download Documento
Materiais de Apoio ao Professor:Download Documento
Nota Pastoral sobre a Educação da Sexualidade:Download Documento
Conhecer o Islão:Download Documento
EMRC e Catequese:Download Documento
EMRC e os Destinatários:Download Documento
EMRC e a Vida:Download Documento
EMRC e os Sinais da Presença de Deus:Download Documento
EMRC e o Estado Português:Download Documento
EMRC e o Aluno:Download Documento
EMRC e a Família:Download Documento
EMRC e a Educação Integral:Download Documento
EMRC e a Cidadania:Download Documento
EMRC e as Questões Existenciais:Download Documento
EMRC e a Pessoa:Download Documento
EMRC e a Mensagem Cristã:Download Documento
Declaração Universal dos Direitos Humanos:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades