Educação/Maristas: «Muda» mobiliza trezentos professores

XX Jornadas Pedagógicas Maristas realizam-se em Carcavelos e analisam mudança educativa nas instituições de Ensino.

O Colégio Marista de Carcavelos, no Patriarcado de Lisboa, acolhe, a 18 de janeiro, as Jornadas Pedagógicas Maristas. Sob o tema «Muda» a iniciativa, da responsabilidade dos irmãos Maristas vai acolher cerca de trezentos professores que trabalham nos dois colégios da área metropolitana de lisboa e de outras “escolas católicas e instituições de ensino privado que nos têm acompanhado nesta dinâmica educativa”, revela Eurico Santos, diretor do Externato Marista de Lisboa.

O tema «Muda» abarca todas as grandes alterações pelas quais passa a educação um pouco por todo o mundo e é um tema “que está em agenda há muitos anos como prioridade na formação dos docentes”:

“Como Maristas temos realizado um caminho de análise da avaliação enquanto processo de aprendizagem que é exigente para alunos e professores”, reforça Eurico Santos.

Para o diretor desta instituição de ensino católico é fundamental “a adaptação e a criação de novos instrumentos avaliativos que vão de encontro a novas estratégias de trabalho em sala de aula”.

“Estamos, neste ano, em processo de transformação da própria escola, com novos elementos de avaliação. No início do ano letivo atualizámos o nosso modelo pedagógico com as achegas dos documentos emanados pelo próprio ministério e quisemos priorizar a formação dos professores como agentes de mudança de paradigma na escola”.

Os irmãos maristas são globalmente conhecidos pelo seu empenho na educação. O Instituto dos Irmãos Maristas, fundado por Marcelino Champagnat há mais de duzentos anos, sente, hoje, a mesma dinâmica de mudança dos primeiros tempos:

“Ao olharmos para uma instituição que se dedica ao ensino há tanto tempo pode parecer que estamos cristalizados ou não abertos à mudança, mas estes anos demonstram que sempre soubemos criar nas pessoas e nas famílias um desejo de participar e criar novidade adaptando métodos e estratégias aos desafios da sociedade e das famílias”.

As XX Jornadas tem início pelas 9h15 com um momento musical. Pelas 9h30 iniciam-se as duas conferências subordinadas ao tema «Avaliação dos alunos o Contexto da Flexibilidade Curricular» e «Avaliação externa: exames nacionais».

Da parte da tarde os professores participam em duas oficinas de formação com temas tão variados como «Serviço como paradigma da educação», «Inovação em sala de aula», «Trabalho de projeto e avaliação» ou «Interioridade e pedagogia Marista», entre outras.

“As oficinas da tarde foram pensadas na sequência do nosso modelo pedagógico. Os professores precisam de novas ferramentas e estratégias motivadoras para os alunos” numa “constante atenção às mudanças e alterações que hoje são exigidas”.

Educris|16.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades